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APRENDENDO A EMPREENDER: o que considerar na compra de um negócio (além do valor)

      
APRENDENDO A EMPREENDER: o que considerar na compra de um negócio (além do valor)
APRENDENDO A EMPREENDER: o que considerar na compra de um negócio (além do valor)  |  Fonte: Shutterstock

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A compra de uma empresa é um investimento alto e que deve ser feito cuidadosamente, por isso, você não pode pensar só no valor. Um bom investimento não é só uma compra barata, mas também uma que tem possibilidade de dar certo.

Veja a seguir alguns dos principais fatores que devem pesar na sua decisão da compra de uma empresa.

O primeiro e mais importante fator que você deve considerar é se você gosta da área de atuação e da empresa em questão. Suas habilidades combinam com essa empresa? Você vai se sentir bem trabalhando nela? Sem isso, seu empreendimento dificilmente dará certo. Pessoas apaixonadas pelo que fazem são naturalmente mais eficientes, e mais propensas a fazerem o que um negócio precisa para dar certo.

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Depois disso, pense no custo de manter a propriedade do negócio. A não ser que você compre o prédio ou terreno, o custo e as condições do aluguel devem ser examinados com cuidado. Alguns aspectos a se considerar são:

1. Os termos e a duração do aluguel
2. Opções para o contrato
3. Um custo acessível e competitivo
4. Com que frequência e com que intensidade são feitos reajustes ao valor?
5. Se o proprietário continua investindo no lugar

Além disso, se você vai trabalhar nesse local, é uma boa ideia garantir que ele está em bom estado. Confira se existem equipamentos, móveis ou outros recursos que vão precisar ser substituídos e adicione esses custos à conta caso eles existam.

Pense também no inventário: será que ele será útil ou está cheio de produtos ultrapassados? Você não precisa comprar o inventário de um negócio junto com ele, então observe em que estado estão os produtos nele. Descubra se existem clientes esperando por essas mercadorias ou se elas estão só paradas lá, isso também pode oferecer um panorama mais detalhado na situação da empresa.

Os clientes são uma parte importante de qualquer negócio, então confira como está a relação dessa empresa com a sua clientela. Existem pessoas fidelizadas? Existem pessoas com más impressões da empresa?

Por último, perceba se o vendedor está ansioso para fazer a venda. Existem várias razões porque alguém venderia uma empresa, nem todas elas são ruins para quem adquire a companhia. Mas é sempre bom saber o que motiva o seu vendedor em especial, e se a resposta não soar bem, talvez seja uma boa ideia continuar pesquisando.


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