text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Sala de aula invertida e a preparação dos estudantes

      
Sala de aula invertida e a preparação dos estudantes
Sala de aula invertida e a preparação dos estudantes  |  Fonte: Shutterstock

1ª FLIPCON Brasil

Tudo sobre o tema aqui

Em salas de aula invertidas, estudantes costumam assistir a vídeos curtos antes da aula, e o horário com o professor é transformado num momento para o desenvolvimento de atividades e colaboração em grupo.

Como a maioria dos estudantes foi treinado a aprender passivamente, o momento de transição entre o momento tradicional e o invertido pode exigir alguma ajuda.

Veja a seguir uma lista que você pode passar para os seus alunos sobre como eles devem se comportar numa sala de aula invertida:

COMO E QUANDO ASSISTIR AOS VÍDEOS DE AULA:

1. Quando estou sentado num lugar quieto e sem distrações
2. Coloco meu celular no modo silencioso
3. Fechei todas as outras guias no meu computador ou celular
4. Eu não estou conectado às redes sociais enquanto assisto ao vídeo de aula
5. Eu tenho o meu caderno em mãos e estou anotando as informações importantes
6. Eu uso fones para ouvir os vídeos

DICAS PARA FAZER ANOTAÇÕES:

1. Eu tomo notas cuidadosas ao longo do vídeo
2. Eu pauso o vídeo com frequência para anotar
3. Eu volto o vídeo quando não entendo alguma coisa
4. Quando meu professor pede que eu pause o vídeo e resolva um problema, é isso o que eu faço
5. Se existem questões a serem respondidas no vídeo, eu as respondo
6. Quando eu não entender algo, anoto a pergunta no meu caderno
7. Eu trago perguntas para a aula e peço ajuda do meu professor para clarificá-las

COMO PARTICIPAR NA AULA:

1. Eu faço perguntas para o meu professor
2. Participo ativamente nas atividades de aula
3. Trabalho em conjunto com os meus colegas
4. Ofereço ajuda com as coisas que eu entendo
5. Aceito a ajuda dos meus amigos quando eles entendem mais do que eu

FLIPCON Brasil

O GEN Educação , em parceria com a Universia, traz ao Brasil a primeira edição do FLIPCON Brasil. Trata-se de um congresso mundial sobre flipped learning (sala de aula invertida) que acontecerá no dia 31 de agosto em São Paulo com a participação do educador norte-americano Jonathan Bergmann, pioneiro da Flipped Classroom, da diretora do GEN Educação, Profa. Dra. Andrea Ramal, e do Doutor em Ciências do IME, Gabriel Elmor Filho.

A 1ª FLIPCON Brasil será realizada com um grande diferencial: inscrições gratuitas, em evento destinado a um público muito especial: líderes e gestores do ensino superior brasileiro. As inscrições serão abertas em 15 de junho.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.