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A resiliência no trabalho e como ela pode mudar a sua carreira

      
A maioria das empresas valorizam profissionais que saibam lidar com as adversidades, encarar desafios e não desistir dos objetivos graças a uma maior resiliência no trabalho.
A maioria das empresas valorizam profissionais que saibam lidar com as adversidades, encarar desafios e não desistir dos objetivos graças a uma maior resiliência no trabalho.  |  Fonte: iStock

Hoje, já está comprovado que ficar em um ambiente de trabalho diariamente estressante pode ser responsável por diversas doenças, inclusive o Burn Out


Assim, você precisa aprender a se blindar de determinadas atitudes e uma boa forma de atingir esse objetivo é desenvolver uma maior resiliência no trabalho.


O que é resiliência e por que ela é importante?


O meio corporativo é, por natureza, o ambiente onde estamos, constantemente, sendo submetidos a pressão de mostrar resultados e superar nossa capacidade. Além das profissões naturalmente competitivas, onde os funcionários são submetidos a um estresse enorme, um momento de crise marcado por demissões em massa é um fator que contribui para nos levar à exaustão física, emocional e, até mesmo, depressão.


A resiliência no trabalho é a capacidade das pessoas de se superaram e enfrentarem as adversidades com que se deparam. Pessoas que explodem com facilidade e que não têm empatia são mais suscetíveis a ter problemas no ambiente de trabalho. Se você está constantemente se sentindo desafiado, talvez seja a hora de trabalhar formas de aprimorar a sua resiliência.


Como aprimorar sua resiliência 


Existem diversas formas de aprimorar e desenvolver a capacidade de resiliência no trabalho e, seguindo estas dicas, você poderá ficar mais imune aos estresses rotineiros do seu cotidiano:


  1. Desenvolver o autoconhecimento - Saber reconhecer seus erros e identificar onde podemos melhorar é o primeiro passo rumo ao sucesso. O autoconhecimento é importante para detectar nossas limitações e sermos capazes de enfrentar novos desafios e nos superarmos, desde que estejamos prontos.

  2. Estimular sua inteligência emocional - Uma inteligência emocional bem desenvolvida é o que nos vai manter centrados em nossos objetivos, mesmo quando distrações e pequenos fracassos tentarem nos derrubar.

  3. Aprenda a economizar suas energias - Não podemos vencer todas as batalhas, por isso saiba quais são as suas prioridades e foque nelas. Escolha quais são os desafios que merecem ser enfrentados ou você estará em constante frustração por não dar conta das suas atividades.

  4. Torna-se mais flexível - Não raro nos deparamos com situações que agimos de uma forma esperando um determinado resultado e este não ocorre por circunstâncias alheias a nossa vontade. Encarar isso como um fracasso só servirá como fonte de estresse e ansiedade, ao passo que analisar tal situação como uma oportunidade de aprendizado pode te impulsionar e evitar erros futuros.


5 Aplicativos que ajudam a minimizar o estresse diário


A discussão sobre como reduzir o estresse é um dos assuntos mais debatidos no mundo atual. Dada a sua importância, várias empresas desenvolveram aplicativos que ajudam a reduzir o estresse no seu dia a dia. 


  1. Waze - Uma das grandes fontes de estresse é o trânsito. Por causa disso, nossos deslocamentos frequentemente estão entre os principais aspectos que nos levam a exaustão. Levar os filhos para a escola, ir para o trabalho, voltar para casa, sair para deixar as crianças no inglês, você pode fazer todas essas rotas pegando os melhores caminhos com a ajuda do Waze, um aplicativo de GPS inteligente que te sugere a melhor rota para o seu destino.

  2. Moovit - Este app é voltado para o público de usuários de transporte público. Ele mostra as linhas de ônibus, trens e metrô disponíveis, exibindo até mesmo a previsão de horário em que vão passar onde você está. Já conta com inúmeras cidades brasileiras em seu catálogo e tem ainda sugestão de rotas caso queira ir à pé ou de bicicleta para o seu destino.

  3. Sleep Cycle - Já é comprovado como uma boa noite de sono é essencial para nossa saúde mental e física. A partir disso, esta empresa desenvolveu um aplicativo de monitoramento de sono para 

  4. Calm - Este é o aplicativo número 1 na categoria de Meditação e Mindfulness, ele contém guias de meditação gratuitas, onde você pode selecionar a duração (de 3 a 25 minutos). É uma opção perfeita para desconectar por alguns minutos em momentos de muito stress, onde quer que você esteja.

  5. Sanvello (antigo Pacifica) - Ao abrir o app, você já será perguntado sobre o seu humor e a partir das suas respostas, o aplicativo te indicará as melhores ações para o seu estado atual. Entre as ações estão meditações guiadas, músicas para relaxamento, formas de relaxamento do corpo e muito mais.

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