text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

O freelancer e o trabalho online

      
trabalho online
Graças à Internet, agora é possível trabalhar de (quase) qualquer lugar.  |  Fonte: iStock

A prática de freelancer é cada vez mais comum, principalmente para profissionais como jornalistas e fotógrafos. As vantagens desse tipo de atuação é que a pessoa pode ganhar dinheiro fazendo o que ama e ser o próprio chefe.

No entanto, para se dar meio nesse ramo é essencial que o profissional entenda quais os mecanismos de funcionamento de atuar como freelancer. É necessário aprender com a prática, observando os hábitos de pessoas bem-sucedidas e com o tempo. A seguir, confira dicas para ter começar sua carreira de freelancer:  

1 - Use a internet a seu favor

Como o freelancer é um profissional autônomo, ele deve trabalhar duro para conseguir que o trabalho seja reconhecido e a melhor forma de conseguir isso é trabalhar na internet. Invista na criação de perfis no LinkedIn e Twitter para disseminar seu trabalho. Além disso, é interessante criar um site, ótimo para aumentar a credibilidade do freelancer, que pode exibir os trabalhos anteriores e facilitar o contato. 

2 - Construa uma reputação

Você pode usar a internet como uma plataforma para impulsionar sua carreira, por meio do compartilhamento das suas produções. Assim, você construirá uma boa reputação mostrando os serviços que é capaz de oferecer. Uma boa dica é que você escolha qual o melhor site para disponibilizar seus conteúdos. Vídeos podem ser colocados no Vimeo e áudios no Soundcloud, por exemplo. 

3 - Escolha plataformas para receber seus pagamentos

Na maioria das situações, você realizará o trabalho para uma pessoa que não terá contato pessoalmente e, por isso, precisa conhecer mecanismos que facilitem seu pagamento. Um dos sites mais famosos para tal é o PayPal, pelo qual você pode fazer transferências e receber o valor combinado com o cliente. 

Contrariando o pensamento de alguns, a internet não é algo utilizado somente para lazer. Além de sites que podem ajudar nos estudos e oferecem cursos, existem também diversas formas de encontrar um emprego por meios online. Se você deseja entender melhor de quais maneiras poderia buscar por um trabalho dessa forma, algumas dicas vão ajudar. 

Confira 4 maneiras de encontrar seu emprego dos sonhos através do trabalho pela internet: 

1. Adicione seus antigos colegas de trabalho no Facebook

Encontrar um novo emprego também depende de um network amplo. Por isso, aproveite essa oportunidade e procure por seus antigos colegas de trabalho no Facebook. Dessa forma você pode manter o contato com eles e eventualmente ter notícias sobre alguma vaga disponível da qual eles tenham conhecimento. 

2. Procure vagas pelo Twitter

Muitas empresas têm passado a utilizar redes sociais para divulgar suas vagas disponíveis. Por isso, utilize esses meios para procurar por um trabalho que se relacione à sua profissão. 

3. Use blogs

Escrever em blogs é uma ótima alternativa para divulgar sua imagem profissional. Através dele, você pode expor um pouco de sua maneira de agir, pensar e também demonstrar algumas de suas habilidades, inclusive as de escrita. Outra boa opção é utilizar blogs como portfolios online para que os recrutadores possam ver os resultados que você obteve em seu último emprego. 

4. Saiba como ser profissional no LinkedIn

Algumas pessoas não sabem como manter a imagem profissional no LinkedIn. Em fóruns de discussão, elas debatem de maneira agressiva e acabam passando uma impressão negativa nos recrutadores. Por isso, é importante que você utilize seu perfil de maneira apropriada, mantendo informações essenciais sempre atualizadas.

 Quer ganhar dinheiro sem um trabalho fixo? A conceituada advogada e jornalista Deborah L. Jacobs, que já escreveu para a revista Forbes, selecionou 8 dicas para você ganhar dinheiro sem precisar de um emprego fixo nas grandes redes corporativas. Segundo ela, no novo cenário do mercado atual, demissões estão cada vez mais frequentes. 

Para driblar esses desafios e montar o seu próprio negócio, temos que pensar em uma nova estrutura para a sua vida profissional. Se você deseja começar algo diferente e dizer adeus à vida corporativa para sempre, aqui estão 8 dicas para começar o seu próprio negócio.

1. Construa uma rede de segurança financeira

Enquanto os credores exigem que você pague prontamente, a maioria dos seus clientes não vai pagar rapidamente. Mesmo que você escreva "pagamento devido em 30 dias" na sua fatura, raramente o cliente segue o prazo. Para minimizar a tensão enquanto você espera receber a recompensa pelo trabalho, crie um fundo financeiro que seja suficiente para cobrir seis meses de despesas (um ano é ainda melhor).

2. Faça o que você sabe

Não desperdice seu tempo e sua energia vendendo seu trabalho para uma empresa que, dificilmente, vai lhe dar um bom salário. Em vez disso, prepare-se para construir um novo negócio a partir de suas habilidades. Aproveite o que você já sabe para ajudar a vender o seu produto.

Talvez você tenha habilidade para fazer doces ou algum tipo de comida, o que pode ajudá-lo a ganhar uma boa grana. É comum que alguns grupos de alunos vendam doces e sanduíches para as turmas da faculdade e juntem aquela grana para a festa de formatura. Se for interessante para você, aprenda a fazer algo e divulgue entre amigos e familiares. Pode ser o começo de algo promissor.

3. Encontre um espaço de trabalho confortável

É importante escolher um local onde você não terá interrupções e distrações. Trabalhar em casa evita a necessidade de pagar aluguel de escritório, o que gera economia. Mas ter disciplina com o seu tempo será fundamental para o bom rendimento do seu trabalho, o que significa dizer aos amigos e familiares que você não pode bater papo durante o expediente e nem parar para resolver problemas domésticos. Ou seja: deve haver um tempo separado para focar exclusivamente no seu trabalho.

Se você acha que não consegue ser produtivo em casa, considere trabalhar em outro local, adotando o estilo coworking. O coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. São espaços ideais criados para que autônomos e freelancers possam exercer suas atividades, atender clientes e discutir projetos com mais profissionalismo, além de fazer networking.

4. Invista em tecnologia

Novas tecnologias e meios de comunicação social podem reduzir os custos de partida e operação de uma empresa de pequeno porte. Coloque o dinheiro em equipamentos que o ajudem a adotar novas tecnologias. Com tantas empresas de tecnologia, há sempre boas oportunidades de equipamentos e serviços digitais, que possam otimizar seu tempo e alavancar sua produtividade.

5. Crie pegadas digitais

Atualmente, se as pessoas não conseguem encontrá-lo no Google, você não existe para o mundo virtual. Construa um site e utilize as redes sociais como o LinkedIn e o Twitter para auxiliá-lo em seu negócio. Faça o perfil da sua empresa e participe de grupos em sua área de trabalho. Falando em pegadas digitais, confira a seguir algumas formas de conquistar uma renda extra pela internet:

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Caso você goste de muito de ler e escrever, pode se tornar um “freelancer de conteúdo”. Muitos jornalistas têm aderido a essa atividade, produzindo conteúdos para blogs de diversas empresas sobre os mais variados assuntos. Os formatos de conteúdo também são diversos: planejamento de pautas, produção de textos, roteiro para vídeos, infográficos, entre outras possibilidades.

VENDAS ONLINE

Uma boa oportunidade, caso você goste de trabalhar com vendas de produtos, é anunciá-los na internet. Mesmo que seja algo usado, existem plataformas que permitem isso, como o Mercado Livre. Além disso, é possível anunciar seus produtos nas redes sociais, em seu próprio site e no Google.

WEB DESIGNER

O Web designer trabalha com o desenvolvimento de sites e blogs para diversos clientes, sejam pessoas físicas ou empresas. Para atuar como web designer freelancer, você precisará de conhecimento sobre linguagens de programação e design. Trata-se de uma área que oferece muitas oportunidades.

MARKETING DIGITAL

O campo de atuação do marketing digital está em constante expansão e as oportunidades também são diversas. Você pode prestar serviços de análise de performance de campanhas, anúncios em redes sociais, SEO e, inclusive, produção de conteúdo.

PRODUTOS AFILIADOS

Ainda que você não tenha um produto ou serviço inteiramente seu para vender, é possível trabalhar com o marketing de afiliados. Nessa modalidade, a ideia é oferecer algo de outro negócio para a sua audiência e, com isso, ganhar uma margem de lucro por ter alcançado esse novo cliente. Mas tenha atenção, é preciso se afiliar a produtos que sejam condizentes com a sua área de atuação e/ou com os assuntos que você tenha interesse.

6. Apresente uma imagem profissional

Mesmo trabalhando em casa, nunca diga que você é apenas um "freelancer". A sua linguagem corporal e atitude em relação ao seu novo trabalho deve criar uma imagem profissional acerca do seu novo empreendimento. Responda a todas as chamadas telefônicas, dizendo o seu nome e também o do seu negócio.

Criar uma página no Facebook, um site ou um blog, especialmente para as suas atividades profissionais, pode ajudá-lo bastante, pois isso demonstra profissionalismo e prova que você realmente possui expertise em determinado assunto.

7. Obtenha ajuda quando necessitar

Quando você não tem tempo para fazer tudo sozinho, é importante buscar um profissional para ajudá-lo. Convocar mão de obra extra (incluindo estudantes e profissionais) ajuda no crescimento da empresa.

8. Construa uma equipe de suporte

Cerque-se de pessoas que acreditam em sua capacidade de ser um profissional liberal bem-sucedido. Esteja preparado para as baixas inevitáveis, e tenha sempre por perto um amigo otimista ou um membro da família que o ajude a levantar a sua confiança.

Ganhar dinheiro sem um trabalho fixo não é tarefa fácil, mas é possível e pode ser bastante recompensador. Para ter sucesso, é preciso pesquisar bastante, analisar as oportunidades e planejar aquilo que será melhor ou mais adequado para a sua situação. E o mais importante: tenha bastante disposição para trabalhar e saiba persistir. Quem trilha esse caminho e segue essas boas práticas tem bastante chances de ser bem-sucedido.

Portanto, trabalhar pela internet vai exigir um bocado de esforço e muita preparação. Por outro lado, as recompensas pelo esforço serão grandes, pois o mercado de trabalho online é gigante.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam como ganhar dinheiro sem um trabalho fixo. 

Além disso, baixe nosso e-book com dicas práticas para conseguir o primeiro emprego após a faculdade:


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.