text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Lição de casa pode fazer mal a crianças pequenas, diz estudo

      
Fonte: Shutterstock

Pode parecer estranho, mas a lição de casa para crianças pequenas pode traumatizá-las, ao invés de ensinar. A cada ano a pressão para aprender mais e mais rápido está chegando em séries com alunos cada vez mais jovens.

 

Você pode ler também:

» 5 maneiras de tornar as redes sociais aliadas durante os estudos
» Aplicativo organiza fotos tiradas da lousa e auxilia nos estudos
» Todas as notícias de Educação

 

Durante o dia, os pequenos se dedicam, muitas vezes em período integral, aos estudos e atividades escolares e extracurriculares. À noite, quando chegam em casa, precisam se concentrar em terminar as lições que deverão ser entregues no dia seguinte.

 

O que acontece é que, em alguns casos, a quantidade de tarefas é bastante intensa, causando um excesso de cansaço nos alunos e nos pais que, na tentativa de poupar seus filhos, podem acabar fazendo seus deveres secretamente, o que também não é bom.

 

Um estudo feito pelo psicólogo e neurocientista Harry Cooper, da Duke University, nos Estados Unidos, mostrou que os benefícios do dever de casa variam conforme a idade do aluno. No ensino médio, o ideal é que o estudante dedique até duas horas por noite à lição de casa. Já no ensino fundamental, o estudo noturno surte um pequeno efeito positivo no desempenho acadêmico, enquanto na educação infantil o mais adequado, segundo Cooper, seria abolir o dever.

 

Para o pesquisador, a criança tende a se rebelar contra a lição de casa pois já passa a maior parte do seu dia recebendo ordens e focando em atividades acadêmicas, ao invés de aproveitar outras atividades que o interessam, como brincar com os colegas. Afinal, é importante lembrar que a escola é apenas uma das muitas facetas de um estudante.

 

Os defensores do dever de casa acreditam que ele ensina muito mais do que conteúdo, já que obriga o aluno a desenvolver o senso de responsabilidade e manter o hábito de estudar diariamente, algo que será bastante necessário em um futuro próximo. No entanto, a pesquisa da Duke University concluiu que, na idade pré-escolar, o aluno ainda não tem maturidade para assumir compromissos, fazendo com que toda a responsabilidade acabe sobrando para os pais.

 

Por isso, para Cooper, a lição de casa deve ser aplicada a alunos que já tenham a capacidade de lidar bem com a tarefa e, segundo ele, nesses acasos, o efeito do dever será bastante positivo. A idade ideal para começar a criar essa responsabilidade, segundo o estudo, é a partir dos 11 anos, para que os benefícios, como melhora do foco, memória e criatividade, comecem a aparecer de fato.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.