Hackathon Isban Brasil: 4 dicas para maratonas digitais

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Você pode ler também:
» 4 aplicativos para aprender sobre empreendedorismo
» Google lança plataforma para ensinar programação a crianças
» Todas as notícias de Educação
Os candidatos selecionados serão divididos em 10 equipes, que terão 24 horas para buscar soluções inovadoras, com enfoque no mercado, para demandas relacionadas a multicanalidade, atendimento e tendências digitais, como internet das coisas e tecnologias vestíveis. Além do desafio, os alunos também poderão participar de workshops, mentorias, brainstorms e avaliações.
A melhor ideia apresentada na competição será incubada pela Isban Brasil. Também será oferecida uma viagem para o Vale do Silício, berço da tecnologia nos Estados Unidos, ao aluno de maior destaque. Viagens para destinos nacionais e ingressos para o GP de Fórmula 1 do Brasil serão entregues à equipe vencedora e, para os três principais times, haverá a oportunidade de participar do Programa de Estágio da Isban.
Para os que desejam entrar na competição e desenvolver projetos de inovadores, veja 4 dicas essenciais sobre hackathons que você precisa saber:
1. Seja realista
As maratonas digitais costumam durar de 24 a 48 horas. Pode parecer muito tempo, mas quando se trata da criação de um projeto, um ou dois dias são suficientes para esquematizar apenas o protótipo e dar um “start” na sua ideia. Por isso, é preciso ser realista e não exceder as expectativas. Saiba exatamente onde você quer chegar e como deseja entregar o seu trabalho, considerando o tempo e recursos disponíveis. Isso ajuda a manter a calma e cumprir prazos com tranquilidade.
2. Trabalho em equipe
Durante o hackathon, você terá que trabalhar em time, muitas vezes composto por pessoas que acabou de conhecer. É importante que, antes de começar o trabalho, toda a equipe converse e se apresente. Sugira que cada um dos integrantes fale um pouco sobre suas principais habilidades e como gosta de trabalhar. Dessa forma, vocês terão uma divisão de tarefas mais assertiva e com foco nos resultados.
3. Faça pausas frequentes
Trabalhar cansado e sob pressão pode ser um risco para o sucesso do seu projeto. Após horas programando, criando soluções e resolvendo problemas, o cérebro precisa de alguns minutos longe do computador. Por isso, quando sentir que está começando a ficar exausto, levante-se da cadeira, tome uma água, alongue os músculos e tente relaxar. Para otimizar o trabalho e não sobrecarregar ninguém, estabelece um rodízio de pausas com os seus colegas de equipe. Dessa forma, o andamento do projeto não será prejudicado, mas todos os participantes estarão inteiros até o fim da maratona.
4. Divirta-se
Apesar de ser uma competição, lembre-se que o principal objetivo de um hackathon é se divertir, conhecer novas pessoas e ter a oportunidade de colocar uma boa ideia em prática. Por isso, tente tirar um pouco do peso do trabalho e focar em momentos de diversão. Dessa forma, você se sentirá bem e alcançará bons resultados com facilidade. Aproveite!
SERVIÇO
Hackathon Isban Brasil
Data: 10 e 11 de setembro.
Local: FIAP Campus Aclimação – Avenida Lins de Vasconcelos,1264, Aclimação – São Paulo (SP).
Inscrições: Até 19 de agosto, através do link https://www.isban.com.br/hackathon/.
Fonte: Appsembler