Let's Talk: qual a idade ideal para se aprender um segundo idioma?

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Veja também:
» Siga a coluna Let's Talk
Vital Didonet, da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, menciona que a idade ideal para aprender um segundo idioma é de fato entre os dois e três anos de idade. Para Adriana Foz, psicopedagoga especialista em neuropsicologia, a melhor época também é até os três anos. “Dos três aos oito é o segundo melhor momento, pois a janela de oportunidade ainda está aberta”, explica a especialista.
Além disso, o aprendizado deve estimular formas múltiplas de inteligência e quanto antes for iniciado o estudo da língua estrangeira, mais competências poderemos atingir, tais como: competência comunicativa, sociocultural, estrutural e pragmática, como afirma Doutor Airton Pozo de Mattos, especialista em linguística e aprendizagem.
Alguém já ouviu dizer que uma criança só pode brincar no máximo 5 horas por dia, pois ela ficará estressada e cansada de tanto brincar? Claramente isso não acontece! No caso do aprendizado, se ele for dosado entre atividades lúdicas de alta e baixa energia e recursos audiovisuais, a aula será divertida e só terá aspectos positivos. Ou seja, sem estresse.
Quando a criança aprende um segundo idioma desde a primeira infância, ela desenvolve o pensamento crítico e se torna mais flexível nas suas tomadas de decisão. Isso ocorre porque a criança tem que tomar decisões de que idioma usar nas interações propostas durante a aula do segundo idioma.
E após os oito ou 10 anos de idade, o aprendizado está comprometido? O desenvolvimento não será o mesmo? O aprendizado de um idioma estrangeiro pode acontecer em qualquer período da vida de uma pessoa e é uma atividade estimulante; a infância só é considerada a melhor época, já que o aprendizado é feito de maneira mais natural, sem filtros afetivos altos, permitindo assim que as crianças se comuniquem em outro idioma espontaneamente e aprendam rapidamente.
No ensino de idiomas, a utilização da língua estrangeira fora da sala de aula é fundamental para o aprendizado. Quanto maior a exposição ao idioma, mais rapidamente se chegará à fluência.
Hoje em dia, os recursos interativos são vastos e permitem um aprendizado acelerado pelo uso de ferramentas como a internet, que possibilitam o contato com a língua estrangeira a qualquer momento e de maneiras diversas. Isso se dá ao assistir a um filme ou seriado on-line; ao consultar dicionários digitais; ao acessar sites de exercícios estruturais; ao ouvir música e consultar sua letra ao mesmo tempo, entre outros.
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o e-book gratuito do Centro Britânico, com o tema “A importância de aprender outro idioma na infância”.