text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Quase metade dos professores não tem formação na área em que lecionam, diz pesquisa

      
Quase metade dos professores não têm formação na área em que lecionam, diz pesquisa
Quase metade dos professores não têm formação na área em que lecionam, diz pesquisa  |  Fonte: Shutterstock

Um estudo realizado em 2015 e publicado este ano pelo Movimento Todos Pela Educação e pela Folha de São Paulo mostra que quase metade dos professores do ensino médio não possuem formação na área em que lecionam. Muitos são especializados em uma determinada disciplina, mas acabam dando aulas em matérias que nem sempre tem a ver com aquilo no qual são formados.

De acordo com a pesquisa, que envolve tanto escolas públicas quanto particulares, doas 494 mil educadores dessa etapa, 228 mil dão aulas em ao menos uma matéria na qual não têm formação. Esse número equivale a 46,3% dos professores.

O fato se torna mais preocupante quando se fala no número que professores que dão aulas apenas em matérias para as quais não são formados: 32,3%. As áreas que mais sofrem com o problema são sociologia, filosofia, artes, física e química. Em física, por exemplo, 29,8% de quem está dando aula é especializado em matemática, na verdade.

A questão pode estar vinculada a outro problema: um levantamento realizado pelo Inep mostra que ao menos 20% dos futuros professores brasileiros não atingem expectativas no ensino médio. Em ambos os casos, a falta de atratividade na carreira é apontada como uma das causas. Vale lembrar que professores ganham 39% a menos que outros profissionais com nível superior.

Confira outras notícias sobre educação e fique por dentro do universo educativo.

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.