3 habilidades práticas que todo estudante deveria treinar
Entenda por que você deve praticar a análise e intepretação de dados

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Entenda por que você deve praticar a análise e intepretação de dados
Nos dias de hoje somos inundados por uma quantidade incalculável de informação. No entanto, se na vida cotidiana você pode escolher ignorar ou pelo menos selecionar o tipo de dado que você registra, no mundo coorporativo a coisa muda de figura.
A compilação de dados, mais que uma contingência da contemporaneidade, pode ser uma ferramenta valiosa no mundo dos negócios. Saber selecioná-los, lê-los, classificá-los, em suma, fazer uma cuidadosa análise de dados é o que se conhece por data analytics, uma habilidade técnica cada vez mais demandada no mercado de trabalho.
Comentamos a seguir três habilidades práticas que você deveria fomentar na sua formação para ter êxito na sua vida profissional.
Abordar um conjunto complexo de dados e dar-lhes um sentido aplicável num determinado negócio ou projeto é uma das habilidades técnicas cada vez mais essenciais no mundo empresarial em todos os níveis, não apenas reservada para o CDF de plantão.
O famoso Big Data nada mais é que uma quantidade colossal de dados imbricada num complexo sistema que é preciso decifrar de acordo com seus objetivos de negócio. Já não se trata apenas do mote "quem tem informação tem tudo", mas quem sabe ler a informação detém o poder.
Um exemplo é a interpretação de dados no setor de vendas: ao combinar dados demográficos, índices de consumo e volume de transações comerciais é possível identificar tendências ou antecipar falhas e assim estar um passo à frente dos competidores.
Aplicar no mundo dos negócios ações derivadas da análise inteligente de dados é um desafio que só pode ser vencido com a preparação necessária. Estudos apontam que há um número muito reduzido de jovens integrantes do mercado laboral que sabem ler e interpretar dados.
Esse tipo de habilidade é importantíssima na hora de prover um diferencial para os departamentos financeiros e operacionais das empresas, sobretudo no que se refere a toma de decisões e ao desenvolvimento de novas práticas de negócio.
Outras das habilidades altamente valorizadas é a capacidade de construir uma narrativa a partir dos dados analisados, seja por escrito ou usando suporte visual. Assim, esse tipo de informação poderá ser usada com êxito na criação de estratégias de marketing.
O raciocínio é simples: a quantidade de dados só tende a aumentar e só quem sabe analisá-los e interpretá-los poderá “traduzir” essa informação a outros departamentos. É fácil adivinhar que quem desenvolva essa habilidade prática se fará cada vez mais indispensável.
Comece a praticar desde agora e você pode se transformar no data literate que as empresas tanto desejam.
Uma quarta revolução que está sendo construída a partir da Revolução Digital, se caracteriza pela fusão das tecnologias em três esferas diferentes: física, digital e biológica.