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Brain Gym para adultos que querem voltar a estudar

      
Descubra o poder da ginástica cerebral
Descubra o poder da ginástica cerebral
  • O processo de retomar os estudos já sendo um adulto pode ser estressante. Para deixá-lo mais fácil e produtivo, selecionamos 5 exercícios de ginástica cerebral que trarão uma segunda juventude ao seu cérebro.
  • Maior poder de concentração, foco, memorização, compreensão, solução de problemas e equilíbrio são alguns dos benefícios que você pode alcançar fazendo esses exercícios com regularidade.
  • Há tempos se sabe que o corpo e a mente estão interconectados e a saúde mental também se estimula com o corpo. Não perca a oportunidade de comprová-lo.

O Brain Gym para adultos, ou ginástica cerebral, se baseia no princípio de que o nosso corpo e mente são um todo indivisível e que através do movimento podemos aprender mais e melhor, melhorando o rendimento do nosso cérebro.

O Brain Gym é recomendado para qualquer momento da vida, mas se você é um adulto que está planejando voltar a estudar, os exercícios que apresentamos a seguir são ideais para você. Te propomos uma série de 5 exercícios que o ajudarão a adestrar o cérebro e estar alerta e preparado para esse desafio. 

1. Botões para ativar o cérebro

De pé, mantenha as pernas abertas, os pés alinhados com os ombros. Coloque a mão esquerda sobre o umbigo, fazendo uma leve pressão.

Agora localize no seu pescoço a artéria carótida, a que liga o coração ao cérebro. Para encontrá-la, apalpe a lateral do pescoço em busca de uma pulsação contínua.

Com os dedos índice e o polegar massageie esse ponto ao mesmo tempo que apoia a língua no céu da boca. Faça isso por 20 ou 30 segundos.

A principio é possível que você note que essa zona está um pouco tensa, e pode chegar até a doer um pouquinho. Com o passar dos dias, depois de realizar várias vezes esse exercício você notará como a tensão diminui e você alcança um ótimo grau de relaxamento.

Como benefícios adicionais, esse exercício ajuda a normalizar a pressão arterial, ativa e melhora a atividade cerebral, estabiliza a pressão sanguínea no cérebro, otimiza o funcionamento do sistema vesicular – que é o responsável de controlar o equilíbrio do corpo– e ajuda a aumentar a atenção cerebral.

2. Movimento cruzado para saúde mental

Sentado, flexione os braços, com as mãos diante do rosto. Agora, levante levemente o joelho direito e encoste no cotovelo esquerdo flexionado, volte a posição inicial e repita com o lado oposto, ou seja, toque o joelho esquerdo com o cotovelo direito flexionado.

Esse exercício traz como beneficio a ativação da lateralidade dos dois hemisférios cerebrais, fazendo que trabalhem em conjunto, o que é muito útil ao ler, escrever e fazer cálculos matemáticos. Além disso, ativa nosso funcionamento mente-corpo, razão pela qual essa rotina é útil quando vamos praticar esportes ou dançar. Ajuda a formar mais redes neuronais e melhora o equilíbrio da nossa atividade nervosa.

3. O gancho de Cook

De pé, cruze os pés de uma maneira você mantenha o equilíbrio. Em seguida estique os dois braços à frente, as palmas das mãos voltadas para fora, com os polegares voltados para baixo e entrelace suas mãos e dedos de forma que os polegares continuem virados para baixo. Agora vá subindo lentamente suas mãos entrelaçadas ao peito, de maneira que os cotovelos fiquem abaixo e suas mãos unidas embaixo do queixo.

Enquanto você estiver fazendo essa sequencia de movimentos você deve apoiar a língua no paladar; isso faz com que seu cérebro esteja atento. Repita várias vezes.

4. Bombeando a panturrilha

Apoie as mãos na parede ou nas costas de uma cadeira. Estique totalmente a perna esquerda para trás e levante o calcanhar. Seu corpo deve estar inclinado para frente em um ângulo de 45 graus.

Solte o ar enquanto se inclina na direção da parede, dobrando o joelho direito e pressionando o calcanhar esquerdo contra o chão.

Inspire e volte a sua posição inicial enquanto você relaxa e levanta o calcanhar esquerdo.

Repita três vezes ou mais e alterne com a outra perna. O objetivo desse exercício é devolver aos pés e pernas a extensão natural dos tendões.

Realizá-lo melhora sua concentração, atenção e compreensão.

5. O abecedário

Escreva o alfabeto completo em letras maiúsculas numa folha de papel. Em seguida escreva aleatoriamente em baixo de cada letra as letras “d, e, j” com exceção das letras D,E,J maiúsculas. Cole a folha numa parede na altura dos olhos.

Leia em voz alta o alfabeto escrito em maiúsculas. Cada vez que debaixo de uma letra maiúscula esteja a letra d, levante o braço direito. Cada vez que esteja a letra e, levante o braço esquerdo. Finalmente quando veja a letra j, levante os dois braços juntos. Faça esses movimentos de forma coordenada com a leitura em voz alta de cada letra.

Realiza essa atividade de A a Z e logo de Z a A. Se você se enganar, sacuda o corpo e comece de novo. Repita tantas vezes forem necessárias até que não erre nenhuma vez.

Esse divertido exercício ativa seu sistema nervoso, que fica preparado para qualquer eventualidade, razão pela qual esse exercício cerebral é ideal para ser realizado antes de tentar resolver qualquer problema ou aprender algo muito difícil.

Além disso, ativa a relação mente-corpo e gera uma integração consciente no inconsciente, ao permitir a múltipla atenção envolvendo a visão, a audição e os movimentos corporais. Por conta do ritmo, a concentração é estimulada.


Então, já sabe qual seu exercício cerebral favorito? Comece já a praticá-los e volte a estudar com força total. É bom lembrar que si queremos que nosso cérebro melhore seu rendimento de forma significativa, devemos aproveitar qualquer momento disponível do dia para realizar estas atividades.


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