Desenvolvendo habilidades na educação infantil

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Vamos a elas:
Estas habilidades dizem respeito à interação das crianças, ainda com meses de idade e além, com o seu meio e com as outras pessoas. Saber esperar a vez do colega, emprestar o material, saber devolver, pedir licença, dar bom dia, boa tarde. Enfim, todas essas são habilidades sociais que devem ser desenvolvidas na criança. A falta delas no futuro pode gerar adultos e jovens com dificuldades de integração social.
Já o desenvolvimento afetivo diz respeito à criança aprender a expressar e reconhecer suas próprias emoções. Isto no futuro será fundamental para o autoconhecimento do futuro adulto. É no reconhecimento e expressão de nossos sentimentos que nos fazemos respeitar e aprendemos também nossos próprios limites.
As habilidades cognitivas na educação infantil são desenvolvidas através da resolução de problemas concretos. E neste sentido, é importante que os exercícios e atividades dadas para a criança sejam efetivamente concretos, pois a capacidade de abstração é desenvolvida posteriormente depois dos seis anos de idade. Por esse motivo, o ideal é que para crianças menores se exercite a cognição através de jogos de quebra-cabeça e peça de montar e encaixar.
Ver https://labedu.org.br/como-as-criancas-comecam-a-desenvolver-o-raciocinio-matematico/
A coordenação motora fina envolve as habilidades realizadas com os pequenos músculos das mãos e dedos. Segurar um lápis, uma colher, escrever e atividades deste tipo desenvolvem este aspecto.
Já o desenvolvimento da coordenação motora ampla, que envolve músculos maiores é realizado através da prática de esportes e gincana.
Ver https://neurosaber.com.br/o-que-sao-habilidades-na-educacao-infantil/
A linguagem é uma das habilidades mais importantes a serem desenvolvidas na criança, pois sem comunicação eficiente, dificilmente ocorrerá uma situação de aprendizagem. A linguagem aqui deve ser entendida em seu sentido mais amplo: não somente a linguagem limitada ao registro falado e escrito, mas também a linguagem corporal.
Um jovem e adulto muito habilidoso a escrita e na fala, mas que é desconectado em relação à linguagem do próprio corpo, pode enviar mensagens “truncadas” e dificilmente se fará entender de forma eficiente, pois apenas 7% de nossa comunicação se dá através da via verbal, como indica um estudo feito por uma Universidade da Califórnia.
Ver https://www.sbcoaching.com.br/blog/linguagem-corporal/
Na educação infantil essa habilidade é desenvolvida através da contação de histórias, leitura compartilhada e não-inibição da criança. Este último ponto é importante, pois corrigir a todo momento os erros de fala da criança pode acabar inibindo-a, o ideal é que o adulto, professor ou não, procure sempre falar corretamente, pois o adulto, principalmente os pais, é o modelo no qual a criança irá se espelhar.
Estas foram, em resumo, algumas habilidades a serem desenvolvidas na educação infantil. Como dito acima, elas devem ser trabalhadas não apenas na escola, mas em casa pelos pais e responsáveis.
Ver https://bebe.abril.com.br/parto-e-pos-parto/o-que-fazer-quando-a-crianca-nao-fala-direito/
https://www.pontorh.com.br/habilidades-desenvolvidas-educacao-infantil/