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Quer ser um bom colega de trabalho? Então veja nossas dicas

      
colega de trabalho
As empresas valorizam cada vez mais os profissionais que sabem trabalhar em equipe e conviver em harmonia com os colegas.  |  Fonte: iStock

Um dos maiores objetivos das empresas atualmente é manter um ambiente de trabalho amigável, onde os funcionários se sintam à vontade e, consequentemente, produzam mais. Afinal, várias pesquisas têm mostrado que funcionários felizes são mais produtivos. Assim, diversas empresas, incluindo grandes nomes do mercado internacional, como a Google, transformaram seus escritórios, adicionando a eles grandes espaços para lazer e relaxamento.


Mas, além de uma estrutura física favorável, um ambiente de trabalho positivo também depende muito da interação entre os profissionais. Dessa forma, é compreensível que as empresas estejam cada vez mais interessadas em bons gestores de pessoas, assim como em funcionários com perfil colaborativo e que saibam trabalhar em equipe.


Se você for um profissional que mantém boas relações com os seus colegas, não só vai desfrutar de um ambiente de trabalho mais tranquilo e harmonioso, como também pode se destacar positivamente na empresa. Vale a pena, portanto, investir em ser um bom colega de trabalho e evitar atitudes e falas que podem prejudicar as suas relações no escritório. Confira algumas dicas para colocar tudo isso em prática e saiba também como conquistar a confiança de um colega de trabalho.

Como ser um colega de trabalho exemplar?

Para ajudar você a ser um bom colega de trabalho, a Universia Brasil reuniu algumas dicas úteis. Veja abaixo. 

1. Conheça os seus colegas

É difícil interagir com colegas de trabalho quando não se sabe nada sobre eles. Se você for novo(a) na empresa, apresente-se, seja simpático(a). Outra boa política é comparecer aos eventos da companhia para construir um bom network.

2. Seja agradável

Tratar as pessoas ao seu redor de maneira fria é o primeiro passo para garantir que os seus colegas de trabalho não vão nem ao menos tentar conhecer você. Além disso, se você não contribuir para o bem-estar do ambiente de trabalho, isso pode ser visto de forma negativa pelo seu chefe.

3. Sorria

Um sorriso demonstra simpatia, e pessoas simpáticas conquistam amizades. Por isso, procure passar essa imagem a seus colegas.

4. Esteja aberto(a) a novas ideias

Em grandes empresas, é comum a convivência entre pessoas com ideias diferentes e histórias de vida diversas. Saber conviver com as diferenças é fundamental para não entrar em conflito. Sendo assim, o ideal é não se mostrar tão crítico(a) em relação a novidades que sejam propostas e aceitar sugestões e pontos de vista diversos. 

5. Não se intimide

A pluralidade de personalidades mencionada acima pode, também, causar uma certa intimidação, pois é comum que ambientes de trabalho se tornem locais muito competitivos e estressantes. Para evitar isso, é importante manter a sua personalidade e não se sentir inibido pelos outros colegas. Dessa forma, é possível não apenas dialogar de igual para igual, mas também conquistar o respeito e a admiração das pessoas que trabalham com você.

6. Trabalhe em colaboração

Uma das vantagens de conviver com muitas pessoas é ter à disposição diversos talentos e habilidades, que podem ser aproveitados tanto para aprender quanto para colaborar no trabalho. Seja humilde e não tenha medo de pedir ajuda aos colegas. Em projetos colaborativos, mostre que sabe trabalhar em equipe – essa habilidade vem sendo cada vez mais valorizada pelas empresas. 

7. Seja inovador(a)

Apresentar soluções inovadoras para os problemas do seu escritório vai fazer com que os seus colegas de trabalho admirem a sua forma de pensar. Acredite em seu potencial e use toda a sua criatividade para elaborar novas estratégias para a empresa. Tente sempre pensar “fora da caixa”. 

8. Faça com que os seus colegas se sintam importantes

Todos nós gostamos de nos sentir importantes. Atos de gentileza como um simples “bom dia” podem fazer toda a diferença, assim como reconhecer o bom trabalho de seus colegas de trabalho e apreciar suas opiniões. 

9. Fale sobre o que interessa ao outro

Seus colegas de trabalho provavelmente têm objetivos que desejam alcançar, assim como você. Por isso, procure descobrir quais são as metas das pessoas ao seu redor e converse com elas sobre isso, falando sobre os benefícios que elas poderiam alcançar. 

10. Demonstre interesse sincero

Mostrar interesse sincero pelos seus colegas de trabalho fará com que eles vejam em você uma pessoa com quem gostariam de se relacionar e, assim, provavelmente vão se tornar mais receptivos. Portanto, procure conversar sem falar sobre você mesmo a todo o momento. Mostre que você se importa com o que a outra pessoa tem a dizer.

11. Faça perguntas e ouça as respostas

Muitas pessoas costumam falar o que pensam antes mesmo de ouvir o que as outras têm a dizer. Para que você não crie inimizades, procure escutar outras opiniões e posições antes de dizer alguma coisa, de forma a entender realmente qual é a situação. 

12. Apresente sugestões em vez de expressar sua opinião

Expressar sua opinião é algo positivo, porém, algumas vezes, é preciso demonstrá-las de forma sutil. A melhor maneira de fazer isso é apresentar sugestões quando alguém relata algum problema a você, em vez de impor suas ideias como se fossem as mais corretas. 

13. Se precisar criticar, faça isso de maneira construtiva

Sempre que você estiver em uma situação que parece errada e precisar fazer uma crítica, tente apresentá-la de maneira educada e mantenha-a apenas entre você e a pessoa que cometeu o erro. Além disso, procure fazer sugestões que possam resolver o problema, transformando sua crítica em algo construtivo.

14. Saiba como lidar com casos graves

Algumas vezes, as relações entre colegas ou mesmo entre chefes e empregados pode se tornar muito conflituosa e até mesmo abusiva. Em situações graves, é importante conhecer os mecanismos disponíveis na empresa para resolver essas questões. Geralmente, elas precisam ser relatadas para o departamento de Recursos Humanos.

Como conquistar a confiança de um colega de trabalho?

Um dos aspectos fundamentais de um convívio tranquilo no ambiente profissional é a confiança. É importante que os seus colegas de trabalho saibam que podem contar com você quando precisam de ajuda em alguma tarefa ou simplesmente quando necessitam de um conselho ou uma dica.


Entretanto, conquistar a confiança no trabalho pode não ser uma tarefa muito fácil: fazer as pessoas acreditarem em você e confiarem em seu potencial requer tempo, necessário para provar à equipe quais são suas qualidades profissionais e habilidades interpessoais. Veja como conquistar a confiança de um colega de trabalho: confira cinco dicas que vão ajudar você nesse processo.

1. Seja responsável e proativo

É importante que você saiba assumir as suas responsabilidades. Não espere alguém lhe dizer quais são as suas tarefas, pois isso você já deve ter em mente. Seja proativo: tome iniciativa. Deixe claras as suas ideias e mostre como elas contribuirão de forma efetiva para a empresa.

2. Cumpra com as suas promessas

Certifique-se de sempre cumprir com o que promete, com atenção aos prazos que forem estabelecidos por você para realizar um determinado projeto. Promessas vazias podem diminuir bastante a confiança das pessoas nas suas palavras, prejudicando o seu desempenho profissional e as suas relações no trabalho.

3. Saia da sua zona de conforto

Não tenha medo de se arriscar, assumir novos desafios e sair da sua zona de conforto. Quando ninguém quiser assumir aquela tarefa mais complicada, seja o primeiro a se disponibilizar para realizá-la. Isso só fará com que você aumente o conhecimento sobre si mesmo(a) como profissional, entendendo quais são os seus limites. Além disso, caso você consiga realizar aquele trabalho considerado difícil por grande parte da equipe, a sua reputação profissional só tende a aumentar. 

4. Não culpe os outros pelos seus erros

Assuma os seus próprios erros, reconhecendo quais foram os pontos nos quais você deixou a desejar. Lembre-se de que o erro pode lhe mostrar o quanto você pode melhorar, dando uma lição para que as falhas cometidas não se repitam. Não se culpe por não conseguir realizar algo, pois todo mundo falha em determinado momento. O importante é saber reconhecer o erro e aprender com ele.

5. Ajude os seus colegas de trabalho

Ajudar um colega de trabalho quando ele precisa faz toda a diferença no processo de construção de confiança. Leia mais sobre isso no próximo tópico.

Como ajudar o colega de trabalho?

Apoiar os seus colegas começa com atitudes simples, como oferecer ajuda quando você vir que alguém está confuso em relação a alguma tarefa ou mostrar que você está disponível para colaborar em um projeto difícil. Ao ajudar um colega de trabalho, você ganha muitos pontos de confiança e ainda colabora para a harmonia do ambiente profissional.


Não se esqueça de que o resultado das tarefas que você desenvolve depende muito das condições nas quais elas foram feitas, e é justamente por isso que é importante que você colabore, junto à sua equipe, para a construção de um ambiente de trabalho mais harmônico. 

Ofereça ajuda também quando alguém estiver se sentindo mal, física ou psicologicamente. Nem sempre temos dias bons, mas saber que alguém de fora da situação se importa conosco nos faz sentir melhor, e isso certamente ajuda na construção da confiança entre os membros da equipe.

O que não fazer se você quer ser um bom colega de trabalho

Agora que você sabe como construir confiança e como ajudar um colega de trabalho, descubra também como não irritar os outros profissionais do escritório, nem gerar inimizades. Evitar conflitos e desentendimentos com seus colegas não é difícil, basta pensar antes de falar e tomar cuidado com suas reações e atitudes.

1. Não deixe a raiva tomar conta

Mesmo no meio de um conflito grave, tente manter a calma e dialogar com respeito. Perder o equilíbrio e se expressar com raiva não ajuda em nada e é péssimo para a sua reputação e os seus relacionamentos no trabalho.

2. Não seja “puxa-saco”

Algumas pessoas olham para um colega de trabalho que tenta se aproximar demais do chefe como um "puxa-saco" ou como alguém que não é bom o bastante para ocupar o próprio cargo. Para não ameaçar a sua relação com o seu chefe e colegas de trabalho, a dica é manter uma boa relação com todos sem muitas intimidades.

3. Não use a palavra “tentar”

Como um profissional de credibilidade, você não deve pronunciar esta palavra. Ela mostra falta de crença, paixão, comprometimento e confiança – todas as qualidades necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho. Em qualquer situação do escritório, a ideia é utilizar palavras como estas: fazer, acreditar, agir, enfrentar, realizar e ter sucesso.

4. Não fale coisas que os seus colegas não querem ouvir

Há uma série de frases que devem ser evitadas no ambiente de trabalho. Veja algumas delas:

“Esse não é meu trabalho”

Essa frase quer dizer mais ou menos isso: "não vou ajudar você a não ser que seja minha obrigação". Nunca se sabe como um favor feito para outra pessoa pode beneficiar você em um momento de necessidade ou dúvida, por isso, esteja disponível para colaborar.

"Como eles conseguiram ser promovidos?"

Mentalize essa frase com uma entonação de menosprezo na palavra "eles". Espalhar opiniões negativas pelo escritório mostra aos outros que você é uma pessoa pouco profissional e, pior ainda, amargurada. 

“Não recebo o suficiente para fazer isso”

Se você realmente sente que merece um aumento ou benefícios melhores, converse com a única pessoa que pode realmente ajudar você: seu chefe. Reclamar sobre suas frustrações financeiras para outros colegas é um grande equívoco.

“Não tenho tempo para isso”

O real significado dessa frase é que a pessoa em questão simplesmente não quer fazer o que deveria. Se você está muito ocupado, converse com seu gerente para que consiga priorizar as coisas mais importantes e para que as obrigações sejam divididas igualmente, de forma que todas possam ser completadas. 

“Não é culpa minha”

Quando alguém aborda você por conta de um problema, seja essa pessoa seu chefe ou colega de trabalho, não pense nisso de maneira pessoal. Não veja as críticas como uma afronta à sua personalidade, mas como uma busca por soluções objetivas para problemas pontuais. 

“Claro, vou dar uma olhada depois”

Assim como é ruim ouvir isso de outras pessoas quando você realmente precisa resolver algo rápido, também não é bom dizer essas palavras para os colegas de trabalho que estão com pressa. Se você não pode fazer algo e está sobrecarregado(a), não prometa coisas que não pode cumprir ou deixe pessoas esperando por você.

“Não conte para ninguém, mas…”

A famosa fofoca de escritório pode criar inúmeras bolas de neve e cair no colo da pessoa errada: seu chefe. Passe longe de ser a origem desses comentários e, se eles chegarem até você, ignore-os. 

“Esse problema não é meu”

Em primeiro lugar, se o problema fosse seu você já estaria ciente disso e em busca de uma solução. Quando as pessoas buscam sua ajuda para resolver alguma dificuldade é porque veem você como uma referência para a questão. Mesmo que não consiga ajudar, ouça o que elas têm para dizer e mostre empatia.

“Não sei fazer isso”

Claro que ninguém sabe tudo sobre todas as coisas, mas você deve expressar o seu desconhecimento da maneira certa, para que não seja tomado por incompetente. Em vez de usar a frase acima, opte por algo como “Nunca tive experiência nessa área antes, alguém poderia me ajudar?”.


Aí estão as nossas dicas para ser um bom colega de trabalho e se dar bem com todo mundo no escritório. Quer saber como ter um bom relacionamento com o(a) seu(ua) chefe também? Então clique aqui.


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