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Gamificação para potencializar as aptidões profissionais

      
A gamificação é usada de 2 formas: treinar e capacitar funcionários ou como ferramenta de comunicação com os consumidores
A gamificação é usada de 2 formas: treinar e capacitar funcionários ou como ferramenta de comunicação com os consumidores
  • As empresas apostam cada vez mais pelos processos de gamificação, principalmente dentro dos departamentos de marketing e de recursos humanos, porém podem ser aplicados em todas as áreas da empresa.
  • Esta tendência ascendente na implantação de processos de gamificação para o desenvolvimento das pessoas nas organizações deve-se aos resultados positivos na melhoria das competências profissionais dos usuários.
  • Parece simples, mas na verdade é necessário ter um amplo conhecimento das pessoas e uma estratégia meditada.

No que consiste a gamificação?

A gamificação é a aplicação da mecânica de um jogo em um âmbito não lúdico, como por exemplo, o âmbito laboral.

Se existe uma necessidade de comprometer as pessoas no andamento da empresa ou aumentar a fidelidade dos clientes e melhorar a imagem da marca no mercado, a gamificação pode impactar diretamente sobre as competências dos profissionais.

Como se aplica a gamificação na empresa

A implantação de uma estratégia de gamificação dentro de uma empresa serve para  desenvolver processos formativos divertidos e gratificantes; estimulam a criatividade e a cooperação para gerar e compartilhar ideias; identificar as melhores  habilidades e destrezas; melhorar a cultura organizativa que aproveite as aptidões profissionais dos funcionários; agilizar tarefas administrativas.

Sua facilidade para engajar e motivar funcionários torna o investimento em gamificação uma necessidade para lidar com os profissionais do futuro e o novo mercado de trabalho.

Esta técnica consiste em usar elementos de jogos para tornar o aprendizado mais atrativo para os funcionários, gerando engajamento e eficiência no processo de aprendizado interno.

Como se utiliza a gamificação para motivar os funcionários?

Nas empresas, a gamificação é a melhor forma de fortalecer as relações profissionais e criar uma comunicação interna mais fluida nas organizações. As atividades que resgatam os empregados da sua rotina diária continuam contribuindo com um grande valor para as empresas, além disso, de acrescentar novos campos de visão.

Quando a proposta é trabalhar a gamificação e os funcionários, as melhores mecânicas de jogo para a motivação são os rankings e níveis: a competitividade crescerá e todos vão querer demonstrar suas habilidades diante dos chefes e outros colegas de departamento.

Como acontece em qualquer jogo, os participantes esperam uma recompensa pela sua participação e muito mais se são os ganhadores da competição. Por isso, é fundamental explicar antes de começar qual será o prêmio. Não tem que ser necessariamente uma recompensa material, mas também um reconhecimento pessoal, como troféus, costuma funcionar para melhorar a produtividade ou a motivação dos funcionários.

Devem-se levar em consideração os objetivos que perseguem cada uma das atividades propostas. Aumentar o volume de vendas? Melhorar o clima na empresa? Uma reflexão a priori ajudará que os jogos tenham melhores resultados.

É fundamental explicar de maneira clara para todos os jogadores para todos os funcionários que se sintam parte da dinâmica a evolução que terá a atividade ao longo do tempo.

Mais importante que cumprir com os objetivos marcados pela gamificação, é descobrir as destrezas e habilidades dos funcionários que, até este momento, estavam escondidas: conhecer os pontos fortes e os fracos de cada funcionário ajudará aos responsáveis a selecionar os profissionais que têm capacidade para desenvolver as tarefas programadas na empresa.


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