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Como melhorar as suas habilidades sociais com o Onboarding

      
O Onboarding consegue reduzir a rotação dos empregados e focar no crescimento da empresa
O Onboarding consegue reduzir a rotação dos empregados e focar no crescimento da empresa
  • A palavra Onboarding não é suficientemente reconhecida como aquele processo no qual uma pessoa é integrada com sucesso em uma organização.
  • O Onboarding basicamente se encarrega de realizar o recebimento de um novo integrante da empresa, tanto em seu cargo como nas suas tarefas específicas, sua equipe de trabalho e requisitos para cumpri-los.
  • Esta primeira fase da integração e recebimento do novo integrante na organização é a fase mais importante que o departamento de Recursos Humanos executa.

O processo de Onboarding cumpre um papel decisivo no aprimoramento dos seguintes aspectos: impacto na produtividade, retenção de um bom talento e descentralização das tarefas. E para que seja ainda mais eficaz e traga maiores benefícios para as empresas, é preciso levar em consideração os seguintes passos:

  1. Alinhar as expectativas dos encarregados de realizar o processo de Onboarding com a área onde o novo integrante entrará.
  2. Levar a cabo atividades e o cumprimento dos requisitos de pré-abordagem.
  3. Dar a oportunidade para que o novo integrante da equipe de participar das atividades da equipe executiva.
  4. Demonstrar viver os valores sob o quais regem empresa, além de simplesmente conhecê-los.
  5. Empoderar os seus funcionários o suficiente para que a pessoa que entre na empresa tenha uma boa imagem dela.
  6. Dar um feedback quando for oportuno para identificar e corrigir os possíveis erros que prejudiquem a companhia.
  7. Automatizar os processos e agregar interatividade. Isto faz com que o compromisso dos colaboradores e de todos na empresa incremente.
  8. Realizar pesquisasde seguimento que permitam ver tanto os aspectos positivos como os aspectos negativos do processo de onboarding; desde o primeiro contato que se tem com o candidato, até a seleção do candidato e a vinculação dele com a empresa.

Estes passos não só permitirão que a entrada do novo integrante seja agradável, mas também vai garantir uma melhor retenção do seu talento.

O onboarding tem uma continuidade durante um determinado período até o momento no qual o candidato possa demonstrar os resultados por si mesmo.

onboarding deve cumprir com algumas metas do candidato selecionado em determinados tempos. Estas metas se distribuem por tempos:

Num prazo de 30 dias o candidato deve:

- Aprender sobre as ferramentas que deve utilizar para desenvolver o seu trabalho;

- Sentir-se à vontade de acordo com a cultura da empresa;

- Aprender sobre o produto e conhecê-lo em profundidade.

 - Completar uma meta ou um projeto pequeno que tenha sido estipulado para ser cumprido durante o período de 30 dias sem nenhum inconveniente

Num prazo de 60 dias o candidato deve:

- Completar um projeto ou meta grande que tenha sido estipulado para se cumprir durante o período de 60 dias de trabalho;

- Colaborar e trabalhar com outras equipes que não sejam necessariamente da sua área de trabalho;

- Transformar as reuniões semanais parte da rotina diária;

- Aprender a quantificar os resultados próprios das metas que devem ser cumpridas

Num prazo de 90 dias o candidato deve:

- Completar um projeto de maneira independente e ser capaz de expô-lo diante do departamento ao que pertence;

- Ter maiores responsabilidades e casos de estudo manejados na empresa

- Ser capaz de desenvolver todo tipo de atividades

A equipe de recursos humanos nas empresas, que está encarregada de explorar e reter talento humano, estão em busca de novas estratégias para melhorar o processo de onboarding. Uma dessas estratégias é integrar o departamento de marketing neste processo.

Para os programas de recrutamento e onboarding, o departamento de marketing se integra e contribui para criar simulações que permitam aos recém-chegados na empresa conhecer o que podem chegar a executar na organização.

As empresas terão dificuldades se, principalmente a taxa de rotação for elevada, já que há um alto investimento de tempo e recursos nos processos de recrutamento e onboarding

É por este motivo que o onboarding adquiriu uma grande importância para as organizações. Enquanto houver um plano sólido e claro do onboarding é possível chegar a reduzir a rotação dos empregados e focar meramente no crescimento da empresa.


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