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Marketing de conteúdo: saiba o que é e como fazer

      
O Marketing de Conteúdo é uma forma de atrair clientes de forma orgânica.
O Marketing de Conteúdo é uma forma de atrair clientes de forma orgânica.  |  Fonte: istock

Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são as palavras-chave do momento. O universo on-line oferece possibilidades enormes de interação e engajamento, bem como de medição e análise, o que tornou essas formas de Marketing imprescindíveis para as empresas que desejam alcançar sucesso na Era Digital.

Se você não conhece o significado desses termos, mas gostaria de conhecer, não se preocupe! Continue acompanhando este texto, pois vamos explicar de forma simples tudo o que você precisa saber para adentrar esse novo universo do Marketing.

O que é Marketing de Conteúdo?

Com o surgimento da Internet e das mídias digitais, o Marketing precisou se adaptar a novas formas de comunicação. Isso foi feito a partir da aplicação de estratégias tradicionais da área a essas novas mídias, mas também através da criação de novas metodologias, adequadas ao mundo digital.

O Marketing de Conteúdo, também conhecido pelo seu nome em inglês, Content Marketing, é um dos métodos de grande sucesso do Marketing Digital. Ele consiste em criar, publicar e compartilhar conteúdos digitais que sejam relevantes e tenham valor para o público-alvo, de forma a engajar consumidores e atrair potenciais clientes.

O Marketing de Conteúdo faz parte da estratégia de Inbound Marketing – ou Marketing de Atração –, a qual busca captar clientes de forma orgânica, gerando tráfego e cliques por meio do desenvolvimento de bons conteúdos que atraiam leitores (potenciais consumidores), que, no futuro, poderão ser convertidos em clientes.

A princípio, essa estratégia gera custos menores para a empresa, já que, ao contrário do Outbound Marketing, ela não inclui anúncios pagos, nem custo por clique. Através do Marketing de Conteúdo, é possível captar visitantes/leitores, que são muitas vezes convertidos em leads (possíveis consumidores que já forneceram alguma informação de contato à empresa) e, por fim, em clientes, a partir de uma série de métodos e ferramentas do Inbound Marketing.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Como dito acima, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo costumam gerar despesas menores para a empresa do que o uso de anúncios e posts pagos. Mas essa não é a única vantagem do Marketing de Conteúdo. Veja alguns benefícios desse método:

  • Gera uma imagem positiva da empresa.

  • Aumenta a sua notoriedade e credibilidade.

  • Gera engajamento.

  • Aumenta significativamente o tráfego do seu site: uma pesquisa mostra que empresas líderes em Marketing de Conteúdo têm 7,8 vezes mais tráfego em seus sites.

  • Capta leads qualificados (possíveis clientes que já estão considerando adquirir o produto ou serviço da empresa): a mesma pesquisa revelou que 51% das empresas entrevistadas considerou que os leads gerados através do Marketing de Conteúdo têm maior qualidade, enquanto 39% afirmou que a qualidade é a mesma.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Para realizar de forma adequada o Marketing de Conteúdo é preciso, antes de mais nada, conhecer o seu público-alvo e as necessidades e anseios desse público. Em seus conteúdos, você deve educar, informar e ajudar os seus clientes e potenciais clientes – é preciso gerar valor acima de tudo. Confira os passos mais importantes do processo de aplicar o Marketing de Conteúdo:

  • Conhecer o seu público e descobrir quais conteúdos e temas são ideais para atingi-lo, além da linguagem ideal a ser usada.

  • Estabelecer objetivos e métricas.

  • Definir a(s) plataforma(s) a ser usada(s): blog, redes sociais, podcast, e-mail marketing, e-books, vídeos, etc.

  • Conhecer as especificidades de cada plataforma, para tirar o maior proveito possível dela.

  • Aprender sobre o funil de vendas, para definir em que etapa cada conteúdo se encaixará.

  • Planejar os conteúdos: definir temas, palavras-chave, datas e horários de publicação, formas de divulgação, etc.

  • Escrever e revisar os conteúdos.

  • Otimizá-los para motores de busca (SEO).

  • Publicar e divulgar os conteúdos.

  • Avaliar resultados e aprimorar o seu processo.

Hoje, são abundantes as informações disponíveis on-line e os cursos de Marketing de Conteúdo, tanto presenciais quanto à distância. Aproveite as oportunidades e abrace essa tendência de sucesso!


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