text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Produção audiovisual em sala de aula

      
Produção audiovisual em sala de aula
Produção audiovisual em sala de aula  |  Fonte: istock

A produção audiovisual na escola requer o trabalho de vários alunos atuando em conjunto de forma coordenada para produzir um material de áudio e vídeo. Isto traz vários benefícios para os alunos como veremos logo a seguir.

BENEFÍCIOS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Existem vários conhecimentos modernos da era digital envolvidos na produção audiovisual. Na realidade, muitos jovens já possuem conhecimento que adquiriram de forma autodidata na Internet, porque existem muitos vídeos tutoriais de acesso livre que ensinam como fazer várias coisas. 

Os jovens que estão hoje (2019) iniciando os anos finais do Ensino Fundamental, nasceram entre 2006-2009, ou seja, eles são nativos digitais. Crescem sabendo configurar celulares, computadores e impressoras. 

Esta é uma geração completamente diferente daquela que cresceu nas décadas de 80 e 90, embaladas pelo rádio e televisão. 

A revolução digital democratizou o acesso à informação de uma maneira extraordinária e, ainda mais importante, conectou pessoas de partes distantes do mundo. Muitos são os casos de produção audiovisual que é feita por pessoas que nunca se encontraram pessoalmente, fazendo uso tão somente da Internet. 

Os nativos digitais quando se deparam com uma escola ainda reproduzindo modelos educacionais do século 19, não conseguem se interessar pelas atividades propostas e não vêem sentido numa instituição de ensino que não os prepara para o mundo real. 

Aí está a chave da grande estratégia que é utilizar a produção audiovisual na sala de aula. 

  • O aluno pode colocar em prática o conhecimento que ele já possui, e ainda compartilhar com outros colegas; 

  • As aulas se tornarão mais atrativas;

  • Os alunos poderão produzir material audiovisual sobre a escola e a comunidade onde vivem;

  • Todo o material produzido poderá ser divulgado e compartilhado nas redes sociais aumentando assim a autoestima dos alunos.

COMO UTILIZAR A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA

A melhor maneira de se trabalhar com a produção audiovisual na escola é através da utilização da ferramenta pedagógica da sala invertida e da apresentação de seminários. 

Digamos, por exemplo, que um professor de História queira trabalhar com um tema transversal durante o bimestre - por exemplo, a Ética na escola.

O professor pode criar um grupo no whatsapp, ou pedir que algum dos alunos crie, e a partir deste grupo transmitir orientações para todos os alunos, que divididos em grupos ficarão responsáveis, em elaborar materiais audiovisuais que dêem conta dos objetivos que o professor quiser trabalhar dentro do tema da Ética durante o bimestre.

Os encontros presenciais na escola podem servir para tirar dúvidas, trocar materiais de apoio ou ainda realizar filmagens e gravações. 

No dia da apresentação, cada grupo apresenta o trabalho final, que pode ser um vídeo, uma entrevista, uma série de slides com música de fundo ou até mesmo um filme cinematográfico produzido e dirigido pelos alunos.

Trabalhando desta forma com a produzir um material de áudio e vídeo na sala de aula, os alunos ficarão motivados e se sentirão valorizados, pois verão que estão trazendo para desenvolver na escola, um conhecimento que já trazem consigo e, através do mesmo, poderão adquirir outros conhecimentos ainda mais complexos e profundos.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.