text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Publicidade e propaganda: mercado de trabalho na era digital

      
Publicidade e propaganda: mercado de trabalho na era digital
Publicidade e propaganda: mercado de trabalho na era digital  |  Fonte: istock

IMPORTÂNCIA E HISTÓRIA DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL

É inegável que vivemos em uma época onde a publicidade e a propaganda, mais e mais se tornam o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

A história da propaganda em terras brasileiras remonta à década de 50, quando um grupo de empresários do ramo da comunicação decidiu criar uma escola de excelência para formar as novas gerações de profissionais de alta qualidade na área. Assim nasceu a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), uma das mais respeitadas e destacadas instituições de ensino do Brasil e responsável por formar os melhores profissionais do ramo que atuam no país.

Ver https://www.espm.br/a-espm/visao-institucional/

O marketing no Brasil tem uma história consistente e que pode ser divida em cinco fases,  começando na década de 50 e chegando até a nossa época.

Ver https://webinsider.com.br/historia-do-marketing-no-brasil/

Esta evolução revela que a publicidade e propaganda no Brasil só tem crescido e se aprimorado e, consequentemente é um mercado de trabalho em franca expansão. 

O MERCADO DE TRABALHO NA ERA DIGITAL

Com o advento da internet e mídias sociais, a graduação em publicidade e propaganda agregou outras áreas de especialização. É possível, por exemplo, especializar-se em computação gráfica e mídias sociais.

Ver https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2017/02/06/1149272/estudar-publicidade-propaganda.html

É inegável que sites de reprodução e edição de vídeos como o Youtube revolucionaram o campo da mídia digital, gerando consequentemente novos campos de atuação para o profissional da publicidade e propaganda.

O campo também está aberto para aqueles que possuem conhecimento e desejam trabalhar de maneira freelancer.

A crise econômica no Brasil, que grassa desde 2014 tem feito com que mais e mais profissionais com nível superior busquem outras formas de trabalho, boa parte das vezes de maneira freelancer, também chamados de “bicos”.

Neste sentido, quanto mais habilidades alguém possuir, principalmente no campo da escrita, idiomas e informática, mais possibilidades terá que ser contratado para algum serviço. E uma grande vantagem trazida pela internet, é que o mercado deste tipo de trabalho é mundial, sem fronteiras. 

Muitas são as empresas localizadas em outros países, que para escapar dos encargos trabalhistas e do peso dos pagamentos na moeda de origem, optam por contratar sob regime freelancer um trabalhador remoto (online) de uma país com uma moeda mais fraca. E esta é uma tendência que só tem a avançar, pois é um reflexo do contexto mundial do avanço do neoliberalismo e da globalização. 

Com uma graduação na área de Publicidade e Propaganda, o mercado de trabalho se torna um lugar mais amigável pois quanto maior a concorrência - e aqui estamos falando de um mercado global - mais necessária se torna a contratação de um bom profissional de marketing.

Na realidade, o marketing é o que sustenta muitos blogs e o próprio Youtube. A receita gerada pelas visualizações dos vídeos vêm das propagandas e anúncios que são embutidos em todos eles.

Portanto, os conceitos de publicidade, propaganda, mercado de trabalho e era digital encontram-se tão entranhados atualmente, que é difícil imaginar um sem o outro.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.