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A importância da carta de intenção

      
É na carta de intenção que o candidato explicará as suas motivações, qualidades e o motivo pelo qual ele pensa ser ideal para a vaga em questão.
É na carta de intenção que o candidato explicará as suas motivações, qualidades e o motivo pelo qual ele pensa ser ideal para a vaga em questão.  |  Fonte: iStock

O QUE É E PARA QUE SERVE


É na carta de intenção que o candidato explicará as suas motivações, qualidades e o motivo pelo qual ele pensa ser ideal para a vaga em questão. Em outras palavras, escrever uma carta de intenção é um exercício de marketing pessoal, e como tal, exige uma série de habilidades e padrões que podem e devem ser seguidos.


Como foi mencionada acima, a carta de intenção é utilizada para vários objetivos. Às vezes, o candidato a escreve para pleitear uma vaga de emprego, outras uma vaga de estágio e, em muitos casos, uma vaga em cursos de mestrado ou doutorado.


A carta de intenção (letter of intent, em inglês), também chamada de carta de motivação ( motivational letter) ou carta de apresentação (cover letter), é muitas da vezes, fundamental para que o avaliador decida contratar ou não o candidato em questão.


A carta de intenção é comparável com uma entrevista, com a vantagem do candidato ter a tranquilidade para escolher bem as palavras a serem utilizadas e mais o tempo para elaborá-la. O que não significa, por outro lado, que o candidato não será entrevistado posteriormente. 


Portanto, é essencial que o candidato tenha muita atenção ao elaborar a carta de intenção. Existem vários modelos disponíveis que podem ser seguidos, e nós daremos alguns exemplos aqui para que profissionais e estudantes obtenham sucesso em seus projetos de trabalho e estudos.


Ver https://viacarreira.com/carta-de-intencao/


ALGUMAS REGRAS BÁSICAS DA CARTA DE INTENÇÃO


  • NÃO COMETER ERROS DE PORTUGUÊS - Os erros de português deixam uma péssima impressão no avaliador, e dependendo da quantidade ou da espécie dos erros, talvez o avaliador não continue a ler a sua carta, portanto, tenha muita atenção com os erros de gramática e ortografia.

  • NÃO DÊ INFORMAÇÕES ERRADAS SOBRE A EMPRESA OU FACULDADE - Nunca escreve na sua carta de intenção, uma informação ou dado incorreto sobre a empresa ou faculdade para a qual você pleiteia uma vaga. Assim como os erros de português, isso deixa uma péssima impressão. Por outro lado, conhecer bem a história e perfil da empresa ou universidade, ajuda você a escrever uma boa carta de intenção e também a verificar se o seu perfil é efetivamente adequado para a instituição.

  • NÃO ENFEITE A SUA CARTA - A não ser que você pleiteie uma vaga de profissional ou estudante de artes plásticas ou visuais, não enfeite a sua carta de intenção. Seja frugal até mesmo ao escolher a fonte para a digitação. Privilegie a Times New Roman ou Arial tamanho 12. E não utilize outra cor além da preta.

A ESTRUTURA DA CARTA DE INTENÇÃO


Existe um excelente artigo do site Universia que apresenta vários modelos e dicas de elaboração de carta de apresentação.


Ver https://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2019/06/04/1164921/carta-apresentacao-emprego-melhores-dicas-fazer.html


Mas de uma forma simplificada, podemos resumir estas dicas e modelos da forma seguinte:


  • Cabeçalho

  • Texto

  • Despedida

  • Seu nome e informações de contato


Neste cabeçalho devem constar a data , o nome e o endereço do destinatário (empresa ou universidade).  O texto da apresentação deve sempre começar com um cumprimento cordial, como “Prezado”, “Caro” e etc. A despedida envolve expressões como “Atenciosamente”, “Cordialmente” e etc. E ao escrever o nome no final, o candidato deve colocar as suas informações de contato.


O texto da carta de intenção deve conter:

  •  Os motivos que o levaram a ter escolhido a vaga ou curso

  • Como o seu perfil é adequado para a vaga

  • Suas habilidades e qualificações


Se estas orientações forem bem seguidas, acreditamos que os profissionais e futuros estudantes de pós-graduação estarão em boas condições de disputarem as vagas pretendidas, seja nas empresas ou nas universidades, de forma competitiva.


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