text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

O que é business intelligence e como pode ajudar a empresa

      
O profissional de business intelligence apoia a tomada de decisões nas empresas.
O profissional de business intelligence apoia a tomada de decisões nas empresas.  |  Fonte: iStock

O que é o business intelligence?


O business intelligence, também conhecido popularmente pela sua sigla BI, é definido como um conjunto de técnicas adotadas pelas empresas, que passam a adotar rotinas e processos específicos para coletar, organizar e analisar os dados que lhe são pertinentes. A partir de um tratamento minucioso dos dados, é possível elaborar relatórios detalhados e monitorar ações e estratégias.


Com todo esse suporte, a equipe encarregada oferece um excelente suporte aos gestores durante a definição de estratégias, metas e tomadas de decisão. Eles oferecem ainda uma visão macro da empresa, sendo capaz de avaliar os resultados e o desempenho e fazer projeções para o futuro.


Pode-se dizer que o business intelligence é composto de três pilares fundamentais:


  • Coleta de dados - o primeiro estágio para processar qualquer informação é eliminar os achismos e começar a coletar dados e fatos para traçar um panorama sobre o mercado e a empresa. O negócio é analisado pelos profissionais de BI de forma abrangente, e eles reunirão todos os elementos essenciais para uma análise completa, como produtividade, números (receita, despesas, lucros), riscos e fragilidades.

  • Tratamento dos dados - a medida em que são recolhidos os dados, eles devem ser catalogados com o auxílio de ferramentas de bancos de dados que facilitam a sua organização, classificação e consulta. Normalmente, são dispostos de forma clara e com apelo visual, o que torna ainda mais fácil a sua análise.

  • Definição de estratégias e monitoramento - a tomada de decisões de gestão e estratégicas é sempre um processo sensível em qualquer empresa. Muitos gestores gostam de ter acesso aos dados e fatos para adotarem medidas com a segurança de que estão caminhando no sentido que desejam. Para tanto, os profissionais de business intelligence estão disponíveis para auxiliar e apoiar nesses momentos cruciais para o futuro das corporações e continuar monitorando os resultados.


Os benefícios de adotar na sua empresa


As inúmeras vantagens da adoção do business intelligence nas empresas tem aumentado a demanda por profissionais que atuem e tenham a experiência neste setor. A principal vantagem pode ser resumida de forma bem simples: o business intelligence torna a gestão mais inteligente e, consequentemente, mais eficiente. Para as empresas, isto pode ser percebido através de:


  • decisões financeiras mais inteligentes;

  • rápida identificação de possíveis gargalos de produção;

  • otimização de processos e dos custos de produção;

  • elaboração de relatórios detalhados em um menor prazo;

  • descoberta e exploração de novas frentes de mercado;

  • incentivo à inovação;

  • melhor gestão de riscos;

  • capacidade de responder com mais rapidez diante das crises do mercado;

  • aprimoramento da relação com fornecedores e clientes.


Mas afinal, quem é o profissional de business intelligence?


Por atuar em diferentes frentes, o profissional de business intelligence não possui uma única qualificação. Trata-se de alguém que reúne características comuns, que nem sempre estão ligadas a sua formação acadêmica. Entre suas características clássicas estão:


  • atenção aos detalhes;

  • capacidade de organização e catalogação;

  • grande disciplina e foco;

  • excelente poder de planejamento;

  • raciocínio lógico apurado;

  • facilidade de gerenciar conflitos;

  • facilidade para trabalhar em equipe;

  • conhecimento de ferramentas de marketing e TI


A visão analítica e a familiaridade com as ferramentas tecnológicas faz com que a grande maioria dos profissionais que atuam no ramo de business intelligence sejam graduados em carreiras como ciências da computação, análise de sistemas, sistemas de informação ou engenharia da computação.


Perceba que também é possível entrar neste ramo do mercado tendo uma graduação em outras áreas e uma especialização em marketing digital, com total domínio de SEO, e gestão empresarial. Um MBA neste ramo conta muito e pode trazer o diferencial para conseguir vagas ainda melhores em grandes empresas.


Esta é uma das carreiras que apresenta uma grande demanda atualmente e ainda há previsão de um crescimento ainda maior. Apresentando uma média salarial de cerca de R$ 4.360, o analista de business intelligence tem um grande leque de possibilidades que pode seguir, mas deve estar sempre acompanhando as inovações e as novas ferramentas que surgem no mercado.

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.