text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Conheça os melhores cursos de programação do mercado

      
O programador é responsável por codificar instruções e funções para um determinado software ou até mesmo criar o software completo.
O programador é responsável por codificar instruções e funções para um determinado software ou até mesmo criar o software completo.  |  Fonte: iStock

Profissionais que necessitam aprender a escrever código, jovens que pretendem tornar-se mais atrativos para o mercado de trabalho ou até adolescentes empenhados em aprender o desenvolvimento de aplicações são os principais interessados nos múltiplos cursos de programação gratuitos que se podem encontrar na Internet.

Como afirmam os especialistas na matéria a programação está a converter-se na alfabetização básica do futuro.


As opções de cursos de programação são muitas e variadas, e ter uma boa orientação em relação aos melhores cursos de programação representa um grande diferencial para o mercado de trabalho.


Antes de mais nada, vamos falar resumidamente das oportunidades existentes para aqueles que possuem o curso de programação. Esperamos assim despertar o interesse dos jovens para esta carreira promissora.


O que faz um programador?


Explicando de forma bem simples, o programador é responsável por codificar instruções e funções para um determinado software ou até mesmo criar o software completo. Desta forma, os programadores podem desenvolver aplicativos, jogos, sistemas de computador e até mesmo websites.


Pela descrição acima, podemos deduzir que o programador é a peça-chave do universo da TI (Tecnologia da Informação), sendo responsável pelas inovações e melhoramentos de todo o universo digital.


Em termos de salário, um programador ABAP (Advanced Business Application Programming) sênior pode ganhar por volta de R$ 16.000,00 reais ao mês em empresas de grande porte, enquanto um programador ABAP em treinamento ganha por volta de R$  5.000,00 reais em empresas de pequeno porte.


Ver  https://www.trabalhabrasil.com.br/media-salarial-para-programador-abap


E o melhor lado disso tudo é que não é necessário ter faculdade para trabalhar como programador. Muitas empresas não exigem o diploma de nível superior, apesar de seguramente ser um diferencial. O que elas costumam fazer é escolher os candidatos a partir das suas habilidades efetivas, que é saber programar, e analisam no currículo os seus projetos concluídos.


Escolhendo um curso de programação


Falemos primeiramente de uma opção de curso grátis e disponíveis online:

Learncafe - Na plataforma learncafe existe uma seleção de 62 cursos de programação grátis, online e com certificado em várias linguagens de programação. Este pode ser um bom começo. 


Ver https://www.learncafe.com/cursos-online/informatica-e-internet/linguagens-de-programacao?order=date&filter=free

Programa de Cursos Integrados do Coursera - A plataforma Coursera possui uma especialização em desenvolvimento de aplicativos para Android, de nível iniciante, onde o aluno irá aprender em 4 meses como desenvolver um aplicativo Android. Todo o material do curso pode ser acessado de forma grátis, mas para ter acesso ao certificado o aluno precisa pagar pelo certificado, mas existe a opção de auxílio financeiro. O curso é ministrado em inglês, mas existem legendas.


Ver https://www.coursera.org/specializations/android-app-development?ranMID=40328&ranEAID=IY%2F1josfiPE&ranSiteID=IY_1josfiPE-wIH3ao3tD.I4.gnYsgW1pg&siteID=IY_1josfiPE-wIH3ao3tD.I4.gnYsgW1pg&utm_content=10&utm_medium=
partners&utm
_source=linkshare&utm_campaign=IY%2F1josfiPE

Microsoft Learning Academy - Esta é uma plataforma de ensino digital da Microsoft que oferece diversos cursos em linguagem de programação. Existe a opção de módulos grátis  e a oferta de cursos é bem variada.


Ver https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/?tab=tab-start-a-learning-path

Programming Basics (Edx) - Na plataforma de cursos EDX existe um curso básico de programação ministrado pelo Instituto Tecnológico de Bombay, totalmente grátis. O curso, apesar de introdutório, exige conhecimentos de cálculo e algoritmos.


Ver https://www.edx.org/course/programming-basics-2

Introdução ao Teste de Software (Coursera) - Ainda no Coursera, a Universidade  de São Paulo (USP) oferece um curso de teste de software, de 12 horas de duração e totalmente em Português. 


Ver https://www.coursera.org/learn/intro-teste-de-software

CONFIRA 6 MOOCS DE PROGRAMAÇÃO OFERECIDOS POR UNIVERSIDADES RENOMADAS:
 

1. METODOLOGIAS DE PROGRAMAÇÃO 

O curso ministrado pelo professor Mehran Sahami, da Universidade de Stanford, é dividido em 28 aulas que falam sobre as diversas metodologias de programação. As aulas são legendadas em português e não oferecem certificado.  

2. INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), este curso é dividido em 24 aulas e tem como objetivo ensinar os padrões de códigos comuns, métodos de bisseção, algoritmos e produção binária. Também não oferece certificado e é legendado em português. 

3. DESENVOLVENDO APLICATIVOS PARA IPHONE 

Legendado em português e oferecido pela Universidade de Stanford, este MOOC é dividido em 17 aulas que tratam desde a construção de aplicativos até animações. 

4. SISTEMAS OPERACIONAIS E PROGRAMAÇÃO

A Universidade de Berkeley oferece este curso de sistemas operacionais e programação dividido em 27 aulas. Sem legendas, as aulas abordam as características de um sistema e a aplicação de suas linguagens.  

5. PROGRAMAÇÃO AVANÇADA

Também sem legendas e oferecido pela Universidade de Stanford, este curso trata de temas como a similaridade entre diferentes tipos de linguagem e a construção de templates. Não oferece certificados e conta com 27 aulas.  

6. SISTEMAS DIGITAIS: DAS PORTAS LÓGICAS AO PROCESSADOR

A Universidade Autônoma de Barcelona promove um curso disponível em inglês e espanhol com previsão de início para 17 de fevereiro. Por meio dele, os usuários vão aprender a projetar sistemas digitais de média complexidade, descrever e sintetizar sistemas digitais e compreender o funcionamento dos computadores. Para receber um certificado do curso, o estudante precisa pagar uma taxa de 49 dólares.

Confira a seguir os melhores sites para aprender a programar gratuitamente:

1. CODECADEMY HTTPS

A Codecademy funciona como um curso online de programação. O ensino é dividido em capítulos lúdicos e curtos, começando nos mais simples conceitos de programação e chegando até as partes mais complicadas (inclusive linguagens como JavaScript, jQuery, PHP, Python, Ruby, HTML, CSS e APIs). O aprendizado é feito na prática: o site apresenta um conceito, oferece uma página em branco para você colocar o código e deixa você ver os resultados do código que você criou. É completamente grátis, mas nem todo conteúdo está disponível em português.

2. CODE AVENGERS

No Code Avengers a abordagem do aprendizado é mais direcionada, mas os cursos não são completamente grátis. É possível fazer o teste gratuito, mas você eventualmente será convidado a pagar pela próxima aula. O diferencial do site são as opções de aprendizado disponíveis assim que você começa uma nova aula: Aprendendo em casa, aprendendo na escola, Ensinando na escola e (disponível apenas em inglês) Ensinando em casa.

3. CODE.ORG

O lema do Code.org é que todo mundo deve ter a oportunidade de aprender computação, por isso a organização sem fins lucrativos disponibiliza cursos gratuitos. A maioria deles é voltada para o público infantil, e pode ser uma boa opção para professores que queiram usar a plataforma na sala de aula.

4. X-RAY GOOGLES

O X-Ray Googles é uma extensão para o seu navegador que permite a edição de sites de forma simples. É um jeito fácil e indolor de aprender sobre códigos explorando os sites que já são familiares a você. Ele funciona melhor como complemento para um site mais estruturado, como os citados acima, e funciona como uma ótima ferramenta para descobrir como fazer alguma coisa específica com HTML.
 

OUTROS CURSOS ONLINE

Este curso online com a garantia de qualidade da Universidade de Harvard apresenta-nos uma introdução às ciências da computação e à arte da programação mesmo para quem não tem experiência.

Direcionado para principiantes, os temas do curso incluem estrutura de dados, engenharia de software, desenvolvimento para Web até linguagens de programação como C, PHP, JavaScrip, entre outras. Podes iniciar o curso em qualquer altura do ano e decidir o ritmo que te é mais conveniente.

Com este curso de introdução à programação da Udacity é possível aprender a construir um motor de busca e uma rede social através de vários exercícios práticos. O estudante aprenderá Python, uma linguagem de programação poderosa, fácil de aprender e amplamente utilizada.

Não é necessário nenhum conhecimento prévio desta linguagem. O curso centra-se em 7 lições da autoria de Dave Evans, atualmente professor de Ciências da Computação na Universidade da Virgínia.

O curso online está disponível na Udacy e tem como objetivo introduzir o aluno nos conceitos mais básicos do desenvolvimento de software com a linguagem de programação Java. Não são necessários conhecimentos prévios de programação. Pouco a pouco, o estudante irá compreender o esquema básico para aprender a programar com uma linguagem orientada a objetos.

Neste curso de introdução à programação são ensinados os princípios básicos para com a linguagem C/C++ resolver os problemas do mundo. Ministrado pelo Instituto Tecnológico de Bombay tem a duração de seis semanas. Apesar de não ser necessário saber programar de antemão, recomenda-se que o aluno tenha conhecimentos em cálculo ou matemáticas para que se possa introduzir os conceitos de algoritmia.
 

ALGUNS SITES COM CURSOS DE PROGRAMAÇÃO GRÁTIS 

  • Khan Academy (Grátis)

A Khan Academy é uma plataforma educacional gratuita voltada para o ensino da matemática, ciências e lógica. Como tal também possuí inúmeros cursos ao nível da programação. A Khan Academy é também uma Organização Não Governamental com a missão de oferecer uma educação de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. Pode aceder a estes cursos aqui.

  • LearnCafe (Grátis)

Este é um portal com diversos cursos livres, tanto gratuitos como pagos. Na zona grátis pode encontrar cursos com os rudimentos de programação, se ficou satisfeito com a forma de aprendizagem, poderá optar por um curso pago. Pode consultar os cursos existentes aqui.

  • Free Code Camp (Grátis)

Este portal é uma organização sem fins lucrativos que pretende tornar o ensino de programação cada vez mais acessível. Para isso conta com um fórum, salas de chat, publicações diversas e outras organizações locais. Este portal é bom para entrar em contacto com programadores experientes e ganhar experiência de trabalho. Pode aceder ao Free Code Camp aqui.

  • CodeAcademy (Grátis)

Este portal possui plataforma interativa online e oferece ensino gratuito de programação em linguagens como jQuery, Javascript, Python, Ruby, PHP, JAVA bem como as linguagens de marcação, incluindo HTML e CSS. O conteúdo encontra-se extremamente bem organizado para principiantes. Conheça mais aqui.

  • Dev Media

Dev Media é um bom site de ensino de programação totalmente em português. Destaca-se por um tipo de formação voltada para a prática e com tutores que são eles próprios programadores a nível profissional. Se pretende aprender a programar para mudar de área profissional, pode consultar o site aqui.   

  • Coursera

Coursera é uma plataforma de cursos online ministrados por Universidades de todo o mundo. Pode encontrar cursos em diversas áreas e também sobre programação. O melhor é que no final do curso pode adquirir um certificado que é reconhecido por muitas empresas. Consulte aqui os cursos de programação.

  • Udacity

Este é um site voltado para o ensino das profissões de futuro na área tecnológica, como tal também possui cursos de programação. É também reconhecido por muitas empresas na área, devido ao seu formato de curso chamado “nanodegree”. Saiba mais acerca de programação no Udacity aqui.

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.