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Representante do MEC ministra palestra para diretores de faculdades e professores na PUC-Campinas

      
A Coordenadoria Especial de Licenciaturas (CELI) da PUC-Campinas informa que nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 9h, o professor Carlos Roberto Jamil Cury (da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Conselho Nacional de Educação, do MEC) fará palestra para diretores de faculdades e professores dos cursos de licenciaturas sobre o tema Novas Exigências para a Formação de Professor, na sala 802, no Campus I. A palestra será baseada no Parecer nº 9 do MEC, de maio de 2001.

O professor Cury deve iniciá-la com um painel sobre os problemas existentes no ensino básico nacional. Em seguida, falará sobre as exigências da LDB para o ensino básico e o suporte legal que deve ser oferecido pelas instituições de ensino superior para a formação de professores.

O objetivo do evento, segundo o professor Jairo de Araújo Lopes, coordenador da CELI, é debater a nova legislação que rege este segmento do Ensino Superior, e que conta com tempo reduzido para sua implantação - o acato à legislação deve ser feito até 2003, para implantação em 2004.

"Parte das exigências legais já foram atendidas com a reestruturação curricular dos nossos cursos de licenciatura, que vem se dando desde 2000. Precisamos, agora, conhecer novos aspectos, para complementar a reforma", diz o professor Jairo.

No período da tarde, a partir das 14h, na sala do Conselho Universitário, no prédio do Centro Integrado de Excelência pela Qualidade (CIEQ), também no Campus I, o palestrante terá encontro restrito com os diretores de licenciaturas e diretores dos Centros Universitários, para elucidar possíveis dúvidas quanto ao atendimento ao Parecer nº 28 e à Resolução nº 2 do MEC.

O Parecer nº 28, de 2 de outubro de 2001, indica como devem ser os estágios supervisionados, as práticas de ensino e como deve se desenvolver o ensino com pesquisa. A Resolução nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, determina o número de horas de dedicação para os cursos de formação de professores do ensino básico.

Fonte: PUC-Campinas
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