text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Livro sobre aprendizagem

      
A professora Marta Sueli de Faria Sforni, do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM), lançou o livro "Aprendizagem Conceitual e Organização do Ensino: Contribuições da Teoria da Atividade", no 1º, em Curitiba, no 12º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Na obra, impressa pela JM Editora, a autora, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, reflete sobre o desafio que hoje se coloca para os educadores: tornar a escolaridade significativa para o desenvolvimento dos alunos.

Apoiando-se nos pressupostos da abordagem histórico-cultural, Sforni questiona como a aprendizagem de conceitos científicos - ênfase do ensino - pode concorrer para o desenvolvimento psíquico? E em que sentido a organização do ensino pode influenciar qualitativamente esse processo? Para subsidiar as respostas a essas questões dialoga com Vygotsky e com partidários da teoria da atividade como Leontiev, Elkonin, Galperin e principalmente Davidov.

Segundo a professora, estes autores ajudam a pensar que um ensino promotor do desenvolvimento psíquico implica em analisar a qualidade do conteúdo escolar e o modo de sua apropriação pelo aluno. Ao pesquisar esses dois aspectos em conjunto, a autora aponta em sua obra, elementos orientadores para a organização do ensino.

Fonte: UEM
  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.