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FGV-Eãsp lança indicadores de responsabilidade social para empresas varejistas

      
A iniciativa visa fornecer às empresas varejistas a possibilidade de um diagnóstico mais preciso e aprofundado sobre a gestão da Responsabilidade Social

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, (FGV-EãSP), por meio do Centro de Excelência em Varejo (GVcev), lança no próximo dia 24 de novembro os Indicadores de Responsabilidade Social para Empresas Varejistas. Desenvolvida em parceria com o Instituto Ethos, a iniciativa tem como objetivo oferecer aos varejistas um auto-diagnóstico sobre suas práticas no campo da responsabilidade social.

A ferramenta permite a avaliação da gestão no que diz respeito à incorporação de práticas, bem como o planejamento de estratégias e o monitoramento do desempenho geral da empresa. Os Indicadores abrangem os seguintes temas: Público Interno, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade, Governo e Sociedade, Meio Ambiente, Valores, Transparência e Governança.

Por meio de seis reuniões temáticas com um grupo de trabalho formado por especialistas e profissionais que desenvolvem atividades no campo da responsabilidade social, representantes de empresas varejistas e entidades de classe do varejo, foram desenvolvidos indicadores específicos, que abrangem dilemas e peculiaridades do setor varejista e possibilitam à empresa avaliar as oportunidades e desafios típicos de seu setor de atuação. O processo envolveu também um intenso trabalho de pesquisas em publicações diversas, sites e artigos especializados.

O projeto conta ainda com o apoio de três entidades parceiras para disseminação da iniciativa, são elas: Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O evento de lançamento dos Indicadores contará com as presenças dos professores Jacques Gelman e Juracy Parente, coordenadores do Programa FGV-EãSP de Responsabilidade Social no Varejo; Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos; Joaquim Manhães, especialista em Ética Empresarial e membro do conselho fiscal dos Instituto Ethos; Marcos Manea, diretor da Fundação Abras; e Pedro Eugênio, diretor executivo da ABRADEE.

Outro destaque do evento será o lançamento do livro organizado pelos professores Jacques Gelman e Juracy Parente Varejo e Responsabilidade Social: Visão Estratégica e Práticas no Brasil. Em seus 13 capítulos, divididos em três partes, o livro apresenta uma base conceitual sobre varejo e sua relação com a responsabilidade social, consumo consciente, comércio ético entre varejistas e fornecedores, alianças sociais estratégicas, integração da gestão socialmente responsável na estratégia do negócio. Traz também 20 casos de empresas e entidades varejistas finalistas e vencedoras do 2º Prêmio FGV-EãSP de Responsabilidade Social no Varejo.

Responsabilidade Social no Varejo O projeto faz parte do Programa FGV-EãSP de Responsabilidade Social no Varejo (2005), coordenado pelos professores Jacques Gelman e Juracy Parente e patrocinado pela Brastemp Consul, Philip Morris, Philips e Serasa. Os objetivos do programa são: mobilizar, capacitar, reconhecer e disseminar as práticas de responsabilidade social das empresas e entidades varejistas de todos os setores, portes e regiões do país.

Além do desenvolvimento dos Indicadores, o Programa compreende a realização de outros projetos, como o Prêmio FGV-EãSP de Responsabilidade Social no Varejo (a próxima edição será em 2006); Cursos e Seminários sobre o tema; Publicações (livros e coletânea de artigos); e o Banco de Práticas de Responsabilidade Social no Varejo, que reúne casos exemplares de atuação social do varejo brasileiro e pode ser acessado pelo site www.fgvsp.br/cev/rsnovarejo .

Fonte: FGV

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