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Aprendizagem on-line faz parte do Programa de Formação Continuada para Inclusão Social realizado pela Universidade Cidade de São Paulo

      
Oficinas de ambientação digital fazem parte do programa cujo objetivo principal é a troca permanente de experiências e idéias entre professores das escolas públicas e da Universidade para a formação de uma rede educadora na região Leste

Todos os sábados, até o final de novembro, 300 educadores da rede municipal de ensino da Zona Leste de São Paulo estarão envolvidos em uma série de oficinas e debates num trabalho conjunto com uma equipe de 19 professores especialistas da Universidade Cidade de São Paulo - Unicid.

Eles participam do Programa de Formação Continuada para a Inclusão Social, uma parceria firmada entre a Unicid e a Secretaria Municipal de Educação cujo objetivo é criar espaços para que as experiências entre os envolvidos no programa se tornem conhecidas e contínuas. Trata-se de um projeto pioneiro de formação continuada que envolve atividades presenciais e a construção de uma comunidade de aprendizagem online, também denominada Rede Educadora para Inclusão Social.

Oficinas de ambientação digital
Dia 18 de setembro acontecem oficinas de ambientação nos laboratórios de informática da Universidade Cidade de São Paulo. O objetivo é deixar os alunos à vontade usando o computador da mesma maneira que utilizariam o telefone para conversar. Os alunos-professores terão suporte online durante todo o curso

"A rede educadora será um espaço coletivo para troca de idéias e experiências vivenciadas no dia-a-dia escolar entre os especialistas e demais educadores da rede de ensino", explica Flavia Amaral Rezende, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicid, que dará o suporte tecnológico e metodológico ao projeto juntamente com os professores Jair Militão, do mestrado de Educação da Unicid, Julio Almeida, diretor da EMEF Cidade de Osaka, Edileine Machado , do Centro de Apoio Acadêmico ao Deficiente e Cristian Cordeiro, do NEaD

Os temas serao trabalhados em Oficinas especificas cujo eixo principal é baseado no conceito de escola inteligente. São elas

Oficinas formadas
1. Deficiência Visual
2. Modalidades de Ensino e Aprendizagem
3. Recursos facilitadores
4. Altas habilidades
5. Projeto Político Pedagógico
6. Escola Aberta
7. DGD Autismo e Psicose
8. Professor, Comunicação e Inclusão
9. Deficiência mental
10. Protagonismo Infanto- Juvenil

Participam do programa auxiliares e professores de Desenvolvimento Infantil, Professores de Desenvolvimento Infantil, professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, assistentes de direção e diretores das coordenadorias de Educação de Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel Paulista, Vila Prudente e Sapopemba

Fonte: Unicid


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