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Fórum promovido pela Unesp debate critérios de avaliação docente

      
Crédito: Divulgação
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Participantes do I Fórum das Grandes Áreas do Conhecimento: Avaliação do Trabalho Docente na Unesp, Biológicas, Exatas e Humanidades produziram um texto-síntese de cada um desses campos sobre os critérios que norteiam a avaliação de desempenho desses profissionais. Entre as necessidades de reformulação do instrumento existente hoje na Unesp (Universidade Estadul Paulista), foi unânime o estabelecimento de indicadores ou valores diferentes para cada área. O evento foi realizado em Águas de Lindóia, nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho.

 

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Os documentos apresentados pelas áreas serão sintetizados em uma proposta a ser encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), segundo a presidente da comissão organizadora do encontro, professora Olga Maria Mascarenhas de Faria Oliveira, do Instituto de Química (IQ), Câmpus de Araraquara. O conselho tem, entre suas funções, a prerrogativa de estabelecer normas para avaliação da produção acadêmica dos docentes e pesquisadores, dos departamentos, das unidades universitárias e das unidades complementares; além de se manifestar quanto aos planos de carreira de docentes e de pesquisadores, conforme artigo 24 do estatuto da Unesp.

 

“As decisões do CEPE devem ser levadas aos departamentos e também às congregações das unidades universitárias para que toda a comunidade participe da construção desses parâmetros de avaliação”, disse a presidente.

 

Mobilização

 

Para Olga, o ponto principal do fórum foi a mobilização de todas as unidades para a discussão de sugestões. Cada instituto ou faculdade encaminhou 5% do número total de seus docentes ao encontro, somando um total de cerca de 210 professores. Esse número inclui também os membros da comissão, pró-reitores, do vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan, e professores do Núcleo de Estudos de Práticas Pedagógicas (Nepp). “Cada professor presente representava também os anseios de seus departamentos e congregações”, ressaltou a professora do IQ.

 

Para reforçar o envolvimento de todos, foram constituídos grupos pequenos separados por áreas de conhecimento. Isso evita que uma área “contamine” as propostas das outras. Posteriormente, professores de biológicas, exatas e humanidades reuniram-se com seus pares para formularem os textos-sínteses. “A elaboração do evento foi feita em cima da experiência das oficinas pedagógicas do Nepp”, destacou a pedagoga Ana Maria Lombardi Daibem, presidente do Núcleo e professora da Faculdade de Ciências (FC), Câmpus de Bauru.

 

Avaliação atual

 

A realização do fórum foi aprovada pelo CEPE com o intuito de contribuir para estabelecer, aprimorar e qualificar critérios, parâmetros e instrumentos para a avaliação docente a partir das prioridades e especificidades das três grandes áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas), bem como garantir a unidade e a valorização do trabalho docente na Unesp.

 

Atualmente, a avaliação é feita segundo indicadores definidos pelo próprio conselho, depois de consulta à comunidade universitária, segundo o físico Carlos Roberto Grandini, professor da FC e presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Após intenso debate, ficaram estabelecidos valores para cada parâmetro, além de ações compulsórias aos docentes, como as 8 horas-aulas obrigatória por semana.

 

“A avaliação é um processo dinâmico que necessita ser aprimorado constantemente”, disse Durigan. “Mas ela deve ser feita para ser um instrumento do desenvolvimento institucional, corrigindo e adaptando rotas para que os objetivos sejam atingidos”.

 

Os textos-sinteses e outros documentos estão disponíveis no site do I Fórum das Grandes Áreas do Conhecimento.


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