text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como se organizar na escola e na faculdade? Confira as melhores dicas

      
como se organizar
Atualmente  |  Fonte: iStock

Para quem é estudante, ter organização e planejamento é fundamental, especialmente para conciliar períodos de provas e trabalhos com a rotina normal das aulas e a vida pessoal. Saber se organizar é essencial não apenas para melhorar suas notas, como também para evitar o estresse e se preparar para a sua vida profissional.

 

Portanto, descubra agora como se organizar na escola ou na faculdade e saiba como é possível planejar melhor a sua rotina, com a ajuda de diferentes métodos e ferramentas. Confira as nossas melhores dicas, abaixo.

Como se organizar na escola ou na faculdade

Para começar a se organizar melhor na escola, ou na faculdade, há cinco passos iniciais que você pode começar a seguir hoje mesmo.

1. Divida o seu tempo de estudos

Para evitar o cansaço, divida o seu tempo de estudo em blocos, com pequenos intervalos entre eles. Você pode estipular o período de tempo de estudo e intervalo de acordo com as suas preferências e horários. Para ajudar no foco e na produtividade, aplique o método Pomodoro aos seus momentos de estudo ou trabalho.

2. Mantenha os seus materiais organizados

Organizar os seus materiais – e mantê-los organizados – é muito mais importante para os estudos e a produtividade do que você imagina. Veja algumas dicas de como você pode fazer isso.

  • Não guarde papéis e materiais que não são mais necessários

É comum acumular objetos e materiais sem muita utilidade, tanto no local onde você costuma estudar em casa, como na própria mochila. Por isso, evite guardar coisas que você já sabe que não precisa mais.

 

Por exemplo, você fez anotações durante a aula e, em casa, decidiu passá-las a limpo. Depois de completar essa tarefa, não faz sentido manter o rascunho, certo? Ao jogar fora tudo o que é desnecessário, você demora menos tempo para encontrar os materiais que precisa no seu dia a dia e deixa seu espaço de estudos e sua mochila mais limpos.

  • Tenha uma pasta para arquivar seus exercícios e trabalhos

Os textos que você precisará usar ao longo do ano letivo devem ser mantidos em um local onde você consiga encontrá-los rapidamente. Uma maneira de garantir isso é ter uma pasta com divisórias para cada disciplina na mochila, porque assim você arquiva seu material conforme os recebe na sala de aula, sem a necessidade de gastar muito tempo revirando suas coisas, para organizá-las tempos depois.

  • Tenha um kit de sobrevivência sempre com você

Você já sabe quais são os materiais básicos que você precisa usar diariamente na escola, como lápis, canetas e borracha. Por isso, já deixe na sua mochila um estojo com tudo o que você precisa e tenha os mesmos itens em casa. Assim, você evita ficar sem os materiais essenciais para as suas atividades porque se esqueceu deles.

3. Divirta-se depois de estudar

Depois de finalizar suas tarefas escolares, procure distrair-se com atividades que ajudem você a se divertir e a relaxar. Assim, você evita o estresse e consegue equilibrar as diferentes áreas da sua vida.

4. Evite ser muito perfeccionista

Você não precisa planejar o seu dia excessivamente, nem viver cada minuto como um robô. O perfeccionismo pode desmotivar e estressar você, por isso, tome cuidado com esse problema. 

5. Seja flexível

Concentrar-se excessivamente em detalhes pode acabar atrapalhando seu dia a dia. É importante ser flexível, mesmo mantendo os compromissos. Siga estas dicas de como se organizar na escola ou na faculdade de acordo com as suas possibilidades e com o que for mais adequado para a sua rotina.

Como organizar sua rotina: use uma agenda ou um planner

Uma parte importante do aprendizado de como se organizar na escola e na faculdade, é descobrir como organizar sua rotina. Comece com uma agenda, um planner ou mesmo um caderno personalizado. Isso é essencial para planejar os seus dias e não esquecer as datas de provas e entregas de trabalhos.

 

Porém, para que essa ferramenta seja realmente útil, é necessário que você crie o hábito de checar a sua agenda. No começo, talvez seja um pouco difícil implementar esse hábito ao seu cotidiano, mas persista! Você logo perceberá a grande diferença que uma agenda pode fazer em sua vida. Veja, a seguir, como usar uma agenda ou um planner adequadamente para organizar sua rotina.

1. Escolha o melhor método

Não tenha pressa quando for escolher o que melhor funciona para sua rotina e tarefas. Opte por uma agenda, um planner, um caderno ou mesmo um aplicativo no celular. Se preferir o papel, escolha uma agenda ou planner que seja fácil de carregar, de manuseio simples (sem zíperes ou cadeados) e com boas divisórias. Detalhes como esses fazem toda a diferença quando tentamos desenvolver hábitos, pois facilitam nossa rotina.

2. Personalize sua agenda ou planner

Faça da sua agenda algo totalmente seu. Use a sua criatividade: cole adesivos, desenhe, recorte, enfim, crie! Ao fazer isso, a agenda se transforma em algo íntimo e sentimental. Você vai perceber que é muito mais fácil seguir algo assim. Mas cuidado para não exagerar e tudo ficar mais confuso ainda.

3. Anote os seus compromissos

Coloque todos os compromissos da semana em sua agenda, de modo a não se esquecer de nenhum deles e conseguir organizar as outras tarefas a partir dessas atividades. Dê destaque para as tarefas mais importantes, usando uma caneta de cor chamativa para registrá-las ou colocando alarmes no seu celular para não esquecê-las.

4. Registre atividades básicas, se necessário

Se você tem muita dificuldade em se organizar, anote na agenda até mesmo as suas atividades mais básicas, como os seus horários para acordar, almoçar, dormir ou se arrumar antes de sair de casa. Estabelecer um tempo específico para cada coisa pode ajudar você a evitar atrasos.

5. Leve a agenda para todos os lugares

Leve a sua agenda ou planner para a escola, trabalho, cursos extra-curriculares, enfim, para todos os lugares. Quando tiver uma nova tarefa, compromisso ou data de entrega, anote. Não deixe para fazer as suas anotações em casa, pois você pode esquecer ou confundir datas e horários. Uma semana ou um dia antes do compromisso, escreva um lembrete para que você não se esqueça dele. Dessa maneira, você também evita deixar tarefas para a última hora.

6. Desenvolva códigos ou um sistema

Da mesma maneira que você precisa escolher o melhor material para se planejar – agenda, caderno, bloco de anotações –, é necessário que desenvolva um sistema de organização. Uma boa alternativa é o uso de cores. Por meio de adesivos ou canetas coloridas, cada cor terá um significado específico. Vermelho para a data de entrega, amarelo como lembrete, verde como entrega já feita. Não importa a escolha de cores e significados, esse sistema vai ajudar você a se organizar ainda melhor. 

7. Coloque tudo em sua agenda

Viagens, passeios e jogos: tudo deve estar em sua agenda. Dessa maneira, você terá uma boa visualização do seu tempo livre e tempo de trabalho. Além disso, reflita antes de jogar fora páginas velhas, pois muitas delas podem ser úteis no futuro.

 

Note que o que você decide manter ou descartar depende de você, assim como o sistema de organização da sua agenda. Não há uma receita única de como organizar sua rotina, você precisa ir descobrindo aos poucos o que funciona para a sua vida.

8. Defina quais são seus objetivos e faça uma lista de tarefas

Se sua principal meta para este ano é ingressar na faculdade, elabore uma lista de tudo o que você deve fazer ao longo dos próximos meses para estudar as matérias necessárias e garantir um bom desempenho no vestibular. Conforme você for completando as tarefas listadas, risque-as e planeje seu próximo passo. Mas não se esqueça: estabeleça prazos realistas neste cronograma, para que você não coloque uma pressão a mais sobre si mesmo.

Organize-se para passar no vestibular

Saber como se organizar na escola é ainda mais essencial no último ano do ensino médio, quando o vestibular se aproxima. Uma das receitas ideais para conseguir um bom resultado no vestibular é se organizar para estudar. Obter uma vaga na sonhada instituição de ensino superior requer dedicação e um cronograma eficiente para que todos os conteúdos requeridos no exame tenham ao menos um pouco de sua atenção.

 

Esse estudo costuma se desenrolar no decorrer dos doze meses do ano ou até mais – ou você conhece alguém que se preparou para um concorrido vestibular em um período de poucos dias e foi bem-sucedido? Confira algumas dicas para organizar os seus estudos para esse processo seletivo.

1. Decida como você vai se preparar

Existem diversos casos de pessoas que estudam sozinhas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para outros processos seletivos exigidos por instituições de ensino superior. No entanto, o que é mais comum atualmente é receber os conteúdos durante um ensino médio reforçado ou, então, em um cursinho pré-vestibular. Algumas vezes, esses dois métodos são utilizados paralelamente.

 

Pense bem sobre a modalidade a ser escolhida dentro das suas possibilidades financeiras, levando em conta fatores como qualidade, tempo e mobilidade. E lembre-se: mesmo que você esteja fazendo aulas preparatórias, é muito importante dedicar-se ao estudo por conta própria também.

2. Não se esqueça do sábado

Organizar-se para estudar para o vestibular geralmente significa desenvolver um cronograma de estudos de segunda a sexta-feira. No entanto, não se esqueça do sábado.

 

Pode parecer exagero, mas inserir um curto período de revisão em um dia a mais na semana, geralmente quando se está mais relaxado, significa um avanço e tanto. Além disso: tente fazer um cálculo sobre quantas horas a mais seu cronograma terá ao término de um semestre com o sábado incluído na equação. 

3. Não deixe a redação para depois

Mesmo que você tenha facilidade para escrever, o exercício da redação é fundamental para o seu bom desempenho na prova do vestibular. Tente se programar para escrever uma redação a cada semana de estudos. Atente-se aos temas e às propostas exigidas. Manter os hábitos de leitura também é fundamental – vai ajudar muito na hora da dissertação e, ainda por cima, preparar você para as questões envolvendo atualidades.

Organização na faculdade

Se você já passou no vestibular, é bom estar ciente de que a faculdade exige outro nível de organização. É comum que os calouros sintam-se um pouco perdidos no novo ambiente, especialmente devido à maior autonomia dos estudantes nesse nível de ensino. Isso demanda ainda mais organização e autodisciplina.

 

Primeiramente, saiba que um dos seus melhores amigos na faculdade será o seu calendário. Uma boa dica é comprar um que ofereça uma visão mensal panorâmica, permitindo que você visualize todos os compromissos do mês de uma vez só. Isso vai ajudar você a se organizar para realizar todas as suas tarefas.

 

Além disso, faça da tecnologia a sua aliada. Existem diversas ferramentas desenvolvidas para ajudar estudantes na faculdade, como aplicativos para organizar tarefas, ferramentas para facilitar a formatação ABNT e até mesmo calculadoras científicas. Não deixe de aproveitar todos os benefícios do mundo digital para tornar a sua experiência universitária mais simples e organizada. Confira a seguir outras ferramentas que podem ajudar a sua organização na faculdade.

Ferramentas on-line e aplicativos para organização

Com a vida agitada, muitas vezes fica difícil atualizar métodos tradicionais de organização, como agendas e quadros de horário. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada para facilitar o processo e permitir mais controle das suas atividades. Em um guia sobre como se organizar na escola ou na faculdade, não poderia faltar uma lista com 6 ferramentas e aplicativos gratuitos que certamente ajudarão nessa tarefa. Confira:

1. Google Drive

Para que você consiga organizar todos os seus trabalhos e atividades acadêmicas, o Google Drive pode ser uma ótima solução. Além de deixar todos os documentos importantes salvos em um único local, você poderá acessá-los de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

 

E o melhor: você não vai sofrer com o velho problema de perder todo o seu trabalho porque algo de errado aconteceu com o computador e o arquivo não estava salvo. Se você elabora as suas tarefas no Google Docs, Google Sheets ou Google Slides, todas as modificações feitas são salvas automaticamente, a cada poucos segundos.

2. LastPass

A maior parte dos estudantes utiliza uma quantidade muito grande de plataformas on-line e, por isso, gerencia diferentes senhas para cada uma delas. Para facilitar a sua organização e impedir que você não esqueça suas senhas, utilize o LastPass. Ele funciona como uma extensão do navegador do seu computador e salva automaticamente suas senhas, facilitando o acesso às plataformas que você utiliza no seu dia a dia.

3. ToDoIst

Além de ter versões mobile disponíveis para iOS e Android, esse site tem múltiplas funções para simplificar seu dia a dia: notificações e lembretes de compromissos via e-mail, possibilidade de escolher diversas atividades prioritárias, compartilhar compromissos com outras pessoas – excelente para trabalhos em grupo – e monitoramento do progresso nas atividades. Com o ToDoIst vai ser muito difícil esquecer qualquer compromisso.

4. Any.Do

O objetivo do Any.Do é que o usuário consiga manejar as tarefas em qualquer âmbito da vida. Por isso, ele inclui funções como sincronização com diversos aparelhos, gerenciamento de diversas listas – uma para cada área, por exemplo –, o carregamento de arquivos e a possibilidade de fazer ligações, mandar e-mail ou mensagens diretamente do aplicativo. Vale a pena experimentá-lo.

5. My Study Life

Perdido com tantos trabalhos e provas? Não lembra quais são as aulas do dia? O My Study Life oferece soluções para todos esses problemas. Sua meta é organizar as tarefas dos estudantes, por isso, tem funções específicas para a escola, como a organização das aulas – de maneira diária e semanal – e a sincronização de arquivos em qualquer aparelho. Além disso, está disponível para iOS e Android e também na versão web, gratuitamente.

6. My Homework

O aplicativo My Homework permite que você organize todas as suas lições de casa e também deixe claras todas as tarefas que ainda precisam ser cumpridas. É possível ainda se conectar com seus professores, caso eles utilizem a plataforma.

 

Agora que você já sabe como se organizar na escola e na faculdade, descubra também como você pode organizar melhor a sua vida pessoal e profissional.

DICAS PARA MELHORAR SEUS HÁBITOS DE ESTUDO

Saiba como você pode melhorar seu rendimento nas provas com dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia.

TIRE NOTAS EXCELENTES SEGUINDO AS IDEIAS QUE VAMOS TE CONTAR NESTE EBOOK


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.