Notícias

Professor: quer tornar sua aula mais interessante? Atenção aos primeiros e últimos minutos

      
Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

Chamar a atenção dos estudantes é uma das metas principais dos professores para garantir o sucesso do aprendizado. É claro que todo o tempo de aula deve ser aproveitado nesse sentido, porém, enfocar os primeiros e os últimos minutos do dia pode ser uma técnica mais eficaz.

 

Leia também:
» Professor: veja como começar motivar seus alunos no novo ano letivo
» Professor: saiba como criar uma relação de confiança com seus alunos em 2015
» Professor: quer começar bem o ano letivo? Planeje suas aulas nas férias

 




A explicação é simples. Fazer um planejamento especial para os primeiros momentos em contato com os estudantes é uma maneira de chamar sua atenção, criar um plano a seguir pelo decorrer da aula e gerar expectativa sobre o conteúdo que será lecionado, situações que incentivam a curiosidade do aluno.

 

Já em relação aos últimos, sua importância se deve ao fato de que é vital se certificar de que a turma está acompanhando o ritmo da aula e o conhecimento transmitido aquele dia foi, de fato, assimilado.

 

Para conseguir manter o foco nesses dois momentos, é preciso utilizar novos recursos. Um deles é a interdisciplinaridade. Ao demonstrar que os conhecimentos da sua matéria se aplicam a mais áreas do conhecimento, você demonstrará o quão interessante a disciplina é. Começar uma aula de biologia com um poema sobre a natureza, ou uma de história com uma música, é uma ótima maneira de interagir.

 

Nessa área, o YouTube pode ser um grande aliado. Com uma infinidade de conteúdos, ele permite que os alunos visualizem o assunto antes mesmo de aprender sobre ele. Por exemplo, antes de começar uma aula sobre pH, que tal demonstrar as reações químicas em um vídeo, para estimular a curiosidade dos alunos? Com certeza, ao visualizar os efeitos, os alunos se sentirão mais motivados a descobrir a causa de tais processos.

 

Outra possibilidade para animar os estudantes é começar a aula com boas notícias, parabenizando a turma por suas conquistas, como boas notas nas provas ou um desempenho satisfatório na aula passada.

 

Uma vez que a atenção dos estudantes tenha sido alcançada, está na hora de verificar a eficácia dos métodos, e nessa questão está concentrada a importância do final da aula. Transformar os momentos finais em um game é uma ótima dica para inserir o conceito de gameficação na sua aula, incentivando o interesse dos alunos em continuar progredindo. Ao final de cada aula, proponha que os estudantes avaliem o próprio desempenho do dia, de maneira semelhante às fases de um jogo.

 

Outra maneira de identificar a evolução e o compartilhamento do aprendizado é criar um mural na sala e pedir aos estudantes que escrevam algo positivo sobre aquele dia, como algo que tenham aprendido com os colegas. Na próxima aula, ler alguns dos bilhetes é uma opção de boa notícia para dar à turma, criando um ambiente de colaboração contínua.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.